Por WanessaBr
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Há tempos tem-se observado um crescente número de casos de maus tratos contra animais. Esse é um problema que perdura na sociedade hodierna pela falta de empatia de alguns seres humanos e por as atuais leis demonstrarem ineficiência. Percebe-se o quanto a situação é alarmante quando se analisa exemplos como o ocorrido com o cachorro Sansão em 2020, que teve suas patas de decepadas por um homem.
Segundo o insigne poeta Jeremy Betham “Não importa se os animais são incapazes ou não de pensar o que importa é que são capazes de sofrer." Infelizmente a sensibilidade explícita no pensamento de Betham não é característica daqueles que maltratam os animais, visto que a falta de empatia dessas pessoas para com esses é evidenciada através de suas ações primitivas.
Outrossim, vale destacar, que a ineficácia das normas de defesa, desenvolvidas com o intuito de proteger os animais, é mais um imbróglio na sociedade brasileira. Mesmo com a criação da recente lei, comumente chamada lei Sanção, as ONGs de proteção a esses seres informam, que cada vez mais são recebidas denúncias de ocorrências de agressões físicas tanto envolvendo animais domésticos quanto selvagens.
Dessa forma, é evidenciada a necessidade da resolução deste impasse. A mídia, como maior meio de propagação de informações seria uma forte aliada para o combate aos maus tratos contra animais, podendo criar anúncios que sensibilizem as pessoas perante a esse tema. Além disso é dever do Poder Legislativo criar leis cada vez mais rígidas, aumentando a pena de prisão e aplicando multas que imponham medo naqueles que ousarem machucar os animais. Ademais, é preciso que o poder judiciário faça uma fiscalização maior das leis para verificar se essas estão sendo cumpridas totalmente.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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