Ademais, em um trecho da música "índios" da banda Legião Urbana, relata que "Provar que quem tem mais do que precisa ter quase sempre se convencer que não tem o bastante". Nesse sentido, essa composição apresenta à problemática vivida por esses indivíduos, onde os fazendeiros querem cada vez mais ocupar terras indígenas para obterem lucro com plantações e a prática da pecuária, sem se preocuparem com os efeitos negativos que essas ações causam na vida das tribos indígenas.
Certamente, a falta de medidas governamentais possui grande influência na persistência desse panorama caótico. Com isso, a cultura desses indivíduos está passando constantemente por conflitos, onde precisam lutar por uma terra que os pertence, colocando em risco a sobrevivência dessas tribos e a incerteza da existência delas nas próximas gerações.
Portanto, para que a realidade da demarcação de terras tenha ênfase na sociedade brasileira, com a ajuda da Fundação Nacional Do Índio (FUNAI) deve ocorrer estudos para delimitar as terras onde essas tribos poderiam produzir e transmitir sua cultura e tradições, no intuito de conservar a cultura indígena e trazer segurança na vida desse indivíduos, uma vez que com a demarcação de terras feita os proprietários de fazendas que as ocupavam deveram sair para que os indígenas possam voltar para o ambiente que os pertence, como é dito no Art. 231 da constituição Federal.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 167
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.