O sofrimento do Brasil em relação ao meio ambiente tem sido contínuo, as queimadas na Amazônia e no Pantanal foi um dos acontecidos mais fortes, sem contar em todas as vidas de animais que foram perdidas e diversos outros provo, que deveríamos controlar e não estamos conseguindo.
Em primeira análise as queimadas na Amazônia e no Pantanal, que se alastraram a mais de 10 mil quilômetros, destruindo as vegetações, deixando o solo ruim, aumentando a tensão de calor atmosférico e para piorar foi em duas regiões do Brasil.
Em segunda análise todos os animais que foram mortos através destas queimadas, que não foi um acidente. Quantas vacas, pássaros, macacos e muitos outros animais tiveram sua vida destruída pelo fogo, tudo e todos fazem parte do meio ambiente.
Portanto, percebe-se que a natureza pede socorro, e podemos mudar isto, o Governo Ambiental deveria fazer campamhas de mutirão de pessoas para plantações de árvores, contratar mais veterinários para trabalhar pegando os animais feridos e doentes, fazer com que a população ajude e evite queimar lixos e etc, e é claro, cuidar para que não ocorra mais. Vamos prevenir o meio ambiente o mundo precisa dele!
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.