Nessa perspectiva, é importante analisar que muitos cidadãos são marginalizados por não terem a chance de evoluir socialmente. À vista disso, segundo o sociólogo Émile Durkheim, existem dois tipos de solidariedade, a mecânica e a orgânica, na primeira, as ações sociais são determinadas por tradições, já na orgânica as pessoas são livres para determinar seu futuro. Contudo, por mais que, no Brasil, a sociedade seja livre, parte dela não tem a oportunidade de se desenvolver. Diante disso, tal desigualdade pode ser evidenciada, por exemplo, quando comparada à educação brasileira, visto que ainda há um abismo estrutural entre as escolas públicas e privadas. Logo, com um ensino precário, será comum que mais pessoas não tenham a possibilidade de uma melhor condição de vida futura, aumentando a desigualdade social no País.
Ademais, é válido salientar como a desvalorização de classes sociais contribui para essa desigualdade. Sendo assim, com base na teoria “Cidadanias Mutiladas”, do geógrafo Milton Santos, no Brasil, direitos são considerados privilégios, pois, geralmente, é a população rica que tem acesso a tal “benefício”. Dessa forma, é notório que classes, como as mais pobres, são constantemente exiladas da sociedade. Assim, colaborando para a formação de uma segregação social, na qual o corpo de alto nível econômico, muitas vezes, ignora a precariedade da outra parte da população, não os ajudando, influenciando o aumento das desigualdades sociais.
Portanto, dito isso, o Ministério da Educação —agente responsável pelas questões educacionais do País— deve, com o dinheiro advindo dos impostos, direcionar um maior investimento para as escolas públicas do Brasil. Essa ação tem como objetivo transformar o setor educacional brasileiro e, por deixar a população mais instruída, colaborar para que todos tenham a oportunidade de se desenvolver no meio social e econômico, diminuindo a desigualdade entre os cidadãos. Além disso, cabe à sociedade, com apoio de ONGs doadoras, valorizar, por meio de doações financeiras e alimentícias, a parte menos favorecida dos brasileiros, ajudando em uma diminuição gradativa das desigualdades sociais no País.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.