Por Renatinha270
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#55963
Nota - se que muitos jovens enfrentam desafios para ingressar no ensino superior. Isso ocorre devido a, não só pelo pequeno número de oportunidade que são ofertadas pelas faculdades públicas, mas também a desigualdade racial na educação brasileira.
Primeiramente, existem poucas oportunidades ofertadas aos jovens em relação ao acesso no ensino superior, a favor dos programas ofertados pelo governo. Desse modo, muitas pessoas que não conseguem esse benefício, optam por entrar em uma faculdade particular sem condições de assumir com a mensalidade integral, fazendo acordos para pagar depois da graduação, deixando a pessoa com uma grande dívida.
De acordo com as pesquisas realizadas pelo IBGE, a porcentagem de jovens negros fora da escola é de 19%, ao contrário dos brancos, que é de 12,5%. Nesse sentido, pode - se afirmar que há desigualdade racial na educação e devido a tal problemática, o ingresso no ensino superior é bastante afetado.
Portanto, o governo junto com o ministério da educação devem aumentar o número de oportunidades das faculdades públicas e criar políticas para combater a desigualdade na educação, fazendo leis que favoreçam a população de maneira igualitária a fim de diminuir da desigualdade e aumentar as chances de uma graduação, fazendo com que o jovem possa alcançar um futuro melhor.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Por XxDamastco
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#56005
Médio.faltou artimanhas.

Como é:
Nota - se que muitos jovens enfrentam desafios para ingressar no ensino superior. Isso ocorre devido a, não só pelo pequeno número de oportunidade que são ofertadas pelas faculdades públicas, mas também a desigualdade racial na educação brasileira.
Como fica: No cenário brasileiros atual, a presença de desafios para ingressão no ensino superior faz-se,infelizmente, presente. Nesse sentido, destaca-se o baixo número de oportunidades que são ofertadas aos docentes [estudantes], como também, à desigualdade racial no meio.

Apesar de ser uma introdução simples e pequena, é uma boa introdução. O meu "como fica" é onde faltam recursos coesivos ou melhoramento deles e correção de erros de grafia, no final coloquei "no meio" de modo vago pois nem me refiro ao e. superior e nem à educação brasileira, falo vagamente, e não apontando o X da questão, fiz isso pois sei que tangenciou, pelo simples fato de tangenciar o tema "ensino superior" para "igualdade racial", seria correto,no entanto, dizer "mas também ao baixo número de igualdades racial", tipo isso. Entende ? Tu citou educação brasileira, incluindo o fundamental ou medio ou superior. Atente-se a isso. Sendo assim, tangenciou por tal fato.

Como é:Primeiramente, existem poucas oportunidades ofertadas aos jovens em relação ao acesso no ensino superior, a favor dos programas ofertados pelo governo. Desse modo, muitas pessoas que não conseguem esse benefício, optam por entrar em uma faculdade particular sem condições de assumir com a mensalidade integral, fazendo acordos para pagar depois da graduação, deixando a pessoa com uma grande dívida.
Como fica: Primeiramente, o campo educacional de ingresso ao ensino superior se mostra fraco, pois (estratégia argumentativa-cartilha redação). Desse modo, uma grande (ou pequena) parcela da população acaba sendo desfavorecida, restando a poucos uma formacão acadêmica completa. Sendo assim, perpetua-se a omissão do conceito de democracia, imposto por Aristóteles, filósofo grego.

Faltou uma estratégia argumentativa para fundamentar a tua tese, e é só.

De acordo com as pesquisas realizadas pelo IBGE, a porcentagem de jovens negros fora da escola é de 19%, ao contrário dos brancos, que é de 12,5%. Nesse sentido, pode - se afirmar que há desigualdade racial na educação e devido a tal problemática, o ingresso no ensino superior é bastante afetado.

Pouco aproveitável, seria melhor se cortasse esse desenvolvimento e a ideia na introdução.assim seria só 1 desenvolvimento.

Como é:Portanto, o governo junto com o ministério da educação devem aumentar o número de oportunidades das faculdades públicas e criar políticas para combater a desigualdade na educação, fazendo leis que favoreçam a população de maneira igualitária a fim de diminuir da desigualdade e aumentar as chances de uma graduação, fazendo com que o jovem possa alcançar um futuro melhor.
Como fica:
Portanto, compete ao Ministério da Educação dispor de meios que favorecam à democracia no meio escolar. Urge a missão de aumentar o número de oportunidades que pode ser cumprida por meio de uma lei que faça com que...... para que...a fim dq.... Etc...

Enfim, bom texto, apenas faltou recursos coesivos (tem uma tabela no Google, só escrever "conectivos redação"), atenção aos erros, planejamento em empregar as estratégias argumentativas. Melhore ai. Sugiro que reescreva o mesmo texto várias vezes até ser digno de leitura. Fim. Qualquer pergunta só chamar
0
Por Renatinha270
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#56013
XxDamastco escreveu:Médio.faltou artimanhas.

Como é:
Nota - se que muitos jovens enfrentam desafios para ingressar no ensino superior. Isso ocorre devido a, não só pelo pequeno número de oportunidade que são ofertadas pelas faculdades públicas, mas também a desigualdade racial na educação brasileira.
Como fica: No cenário brasileiros atual, a presença de desafios para ingressão no ensino superior faz-se,infelizmente, presente. Nesse sentido, destaca-se o baixo número de oportunidades que são ofertadas aos docentes [estudantes], como também, à desigualdade racial no meio.

Apesar de ser uma introdução simples e pequena, é uma boa introdução. O meu "como fica" é onde faltam recursos coesivos ou melhoramento deles e correção de erros de grafia, no final coloquei "no meio" de modo vago pois nem me refiro ao e. superior e nem à educação brasileira, falo vagamente, e não apontando o X da questão, fiz isso pois sei que tangenciou, pelo simples fato de tangenciar o tema "ensino superior" para "igualdade racial", seria correto,no entanto, dizer "mas também ao baixo número de igualdades racial", tipo isso. Entende ? Tu citou educação brasileira, incluindo o fundamental ou medio ou superior. Atente-se a isso. Sendo assim, tangenciou por tal fato.

Como é:Primeiramente, existem poucas oportunidades ofertadas aos jovens em relação ao acesso no ensino superior, a favor dos programas ofertados pelo governo. Desse modo, muitas pessoas que não conseguem esse benefício, optam por entrar em uma faculdade particular sem condições de assumir com a mensalidade integral, fazendo acordos para pagar depois da graduação, deixando a pessoa com uma grande dívida.
Como fica: Primeiramente, o campo educacional de ingresso ao ensino superior se mostra fraco, pois (estratégia argumentativa-cartilha redação). Desse modo, uma grande (ou pequena) parcela da população acaba sendo desfavorecida, restando a poucos uma formacão acadêmica completa. Sendo assim, perpetua-se a omissão do conceito de democracia, imposto por Aristóteles, filósofo grego.

Faltou uma estratégia argumentativa para fundamentar a tua tese, e é só.

De acordo com as pesquisas realizadas pelo IBGE, a porcentagem de jovens negros fora da escola é de 19%, ao contrário dos brancos, que é de 12,5%. Nesse sentido, pode - se afirmar que há desigualdade racial na educação e devido a tal problemática, o ingresso no ensino superior é bastante afetado.

Pouco aproveitável, seria melhor se cortasse esse desenvolvimento e a ideia na introdução.assim seria só 1 desenvolvimento.

Como é:Portanto, o governo junto com o ministério da educação devem aumentar o número de oportunidades das faculdades públicas e criar políticas para combater a desigualdade na educação, fazendo leis que favoreçam a população de maneira igualitária a fim de diminuir da desigualdade e aumentar as chances de uma graduação, fazendo com que o jovem possa alcançar um futuro melhor.
Como fica:
Portanto, compete ao Ministério da Educação dispor de meios que favorecam à democracia no meio escolar. Urge a missão de aumentar o número de oportunidades que pode ser cumprida por meio de uma lei que faça com que...... para que...a fim dq.... Etc...

Enfim, bom texto, apenas faltou recursos coesivos (tem uma tabela no Google, só escrever "conectivos redação"), atenção aos erros, planejamento em empregar as estratégias argumentativas. Melhore ai. Sugiro que reescreva o mesmo texto várias vezes até ser digno de leitura. Fim. Qualquer pergunta só chamar
Renatinha :Pode me explicar como fazer um bom desenvolvimento? Sempre tenho dúvidas no segundo e terceiro parágrafo, para desenvolver eles E tals, nunca sei direito cm colocar repertório neles e afins...
0
Por XxDamastco
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#56017
@Renatinha270,
No cenário brasileiros atual, a presença de desafios para ingressão no ensino superior faz-se,infelizmente, presente. Nesse sentido, destaca-se o baixo número de oportunidades que são ofertadas aos docentes [estudantes], como também, à desigualdade racial no meio.

No primeiro desenvolvimento,logicamente, é o baixo número de oportunidades.
No desenvolvimento 2 é só explicar a desigualdade racial.

Aí você vai ter que fazer perguntas como "o que o motiva ? porque existe ? pra que serve ? o que penso sobre isso ? o que causa isso ? o que isso causa ? será que deixei claro a minha opinião ? posso jogar um dado estatístico para validar a minha ideia ? posso citar Aristóteles ? e enfins, todas concorrem no mesmo ponto: como posso convencer alguém com isso ? e etc. Para desenvolver o tema. O desenvolvimento,desenvolve, lógico!

Um exemplo prático de argumentação:
Bolsonaro disse "o Brasil tá fudido com o auxílio emergencial, não arrecadamos a meta!!!"
Eu digo "Mas o banco do brasil lucrou 17 bilhoes só no ano passado, acha mesmo que um fudido tem 17 bilhoes no bolso é ?"
Ele responde "ah, mas você nao saber o que é a economia"
Eu respondo "falou o cara que conjuga um verbo errado, imagine jogar a economia nas costas de um analfabeto!"
Nada contra Bolsonaro, é claro.
Fim.

Já tive o mesmo problema e resolvi assim,fazendo perguntas ao meu texto, e dá certo 100% das vezes.

E quando vou estudar eu não estudo de início, eu vou ver o significado da palavra da qual estudo "orto-grafia" "geo+grafia" "mat-matic" "porto-gues" e etc, por meio do site "origem da palavra", ele é muito bom, há o significado de várias palavras, é o melhor site que acesso,superindico a todo estudante. Falo isso por causa que grande parte não sabe o que é argumentar, procure o site e pesquise argumentar, verá que é interessante.
Geralmente poucos buscam o significado da palavra que falam, e acabam sem saber falar.
Ademais, eu também precisei ler a arte de escrever, de shopenhauer, li até a terceira pagina e larguei a leitura, mas recomendo ele bastante, não por ajudar tu a argumentar, mas em ajudar em ler e escrever melhor e etc, só lendo o livro saberá.
Fim, aí está a trajetória.
"O seu melhor já é o suficiente" vladmir puttin, presidente da Rússia.
À vontade, caso queira perguntar mais coisas, não tenha medo. Fim.
0
Por Renatinha270
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#56018
XxDamastco escreveu:@Renatinha270,
No cenário brasileiros atual, a presença de desafios para ingressão no ensino superior faz-se,infelizmente, presente. Nesse sentido, destaca-se o baixo número de oportunidades que são ofertadas aos docentes [estudantes], como também, à desigualdade racial no meio.

No primeiro desenvolvimento,logicamente, é o baixo número de oportunidades.
No desenvolvimento 2 é só explicar a desigualdade racial.

Aí você vai ter que fazer perguntas como "o que o motiva ? porque existe ? pra que serve ? o que penso sobre isso ? o que causa isso ? o que isso causa ? será que deixei claro a minha opinião ? posso jogar um dado estatístico para validar a minha ideia ? posso citar Aristóteles ? e enfins, todas concorrem no mesmo ponto: como posso convencer alguém com isso ? e etc. Para desenvolver o tema. O desenvolvimento,desenvolve, lógico!

Um exemplo prático de argumentação:
Bolsonaro disse "o Brasil tá fudido com o auxílio emergencial, não arrecadamos a meta!!!"
Eu digo "Mas o banco do brasil lucrou 17 bilhoes só no ano passado, acha mesmo que um fudido tem 17 bilhoes no bolso é ?"
Ele responde "ah, mas você nao saber o que é a economia"
Eu respondo "falou o cara que conjuga um verbo errado, imagine jogar a economia nas costas de um analfabeto!"
Nada contra Bolsonaro, é claro.
Fim.

Já tive o mesmo problema e resolvi assim,fazendo perguntas ao meu texto, e dá certo 100% das vezes.

E quando vou estudar eu não estudo de início, eu vou ver o significado da palavra da qual estudo "orto-grafia" "geo+grafia" "mat-matic" "porto-gues" e etc, por meio do site "origem da palavra", ele é muito bom, há o significado de várias palavras, é o melhor site que acesso,superindico a todo estudante. Falo isso por causa que grande parte não sabe o que é argumentar, procure o site e pesquise argumentar, verá que é interessante.
Geralmente poucos buscam o significado da palavra que falam, e acabam sem saber falar.
Ademais, eu também precisei ler a arte de escrever, de shopenhauer, li até a terceira pagina e larguei a leitura, mas recomendo ele bastante, não por ajudar tu a argumentar, mas em ajudar em ler e escrever melhor e etc, só lendo o livro saberá.
Fim, aí está a trajetória.
"O seu melhor já é o suficiente" vladmir puttin, presidente da Rússia.
À vontade, caso queira perguntar mais coisas, não tenha medo. Fim.
Certo, muuito obrigada pelas dicaas
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
103 Exibições
por edwilope
7 Respostas 
513 Exibições
por Katsmoking
0 Respostas 
5571 Exibições
por gabit55
0 Respostas 
1572 Exibições
por gabilac
4 Respostas 
428 Exibições
por 4nn4izabel
0 Respostas 
167 Exibições
por Xamu
2 Respostas 
145 Exibições
por PedroAlex
0 Respostas 
80 Exibições
por Carlooss83
0 Respostas 
79 Exibições
por Onbatata
0 Respostas 
88 Exibições
por ClaraSdn

O texto precisa ter uma sequência na aprese[…]

A transparência pública se tornou um […]

Durante o ano de 2023, devido ao aumento de assalt[…]

“O maior erro que um homem pode cometer &eac[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM