Em vista disso, é indubitável que o desemprego que, no Brasil, afeta mais de 13 milhões de habitantes, segundo o IBGE, é um empecilho à dignidade do ser humano, pois impede que este viva de forma independente. Ademais, em uma sociedade que, segundo o sociólogo Karl Marx, é pautada no materialismo, um indivíduo que não consegue ou é impedido de trabalhar inviabiliza, além de sua essência, sua sobrevivência.
Outrossim, o indivíduo que não trabalha age contra o princípio fundamental da vida defendido pelo filósofo alemão Nietsche que é, de forma intrínseca ao ser humano, a vontade de poder. Tal visão de mundo é comprovada quando se analisa o princípio da vida, segundo a hipótese mais aceita, onde, após alguns milênios de evolução, uma célula exerceu seu poder sobre outras, desenvolvendo a predação.
Em vista dos pontos citados, torna-se imprescindível a ação do Estado para promover a utilidade, a sobrevivência e o poder dos indivíduos. Portanto, o Ministério do Trabalho, em parceria com o MEC, por meio de investimentos maciços em equipamentos e tecnologia, deve promover a instauração de cursos profissionalizantes como, por exemplo, em informática, programação e mecânica, em todos os colégios de nível médio do país, com a finalidade de formar mão de obra especializada e buscada, erradicando assim o desemprego e tornando o ser humano, de fato, vivo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.