[D1] Por volta dos anos 90 e 2000, grupos musicais como Legião Urbana, apresentavam em suas canções letras que enfatizavam casos de suicídio associados a depressão, como em “Pais e filhos”. Assim percebemos como os transtornos mentais acompanham as gerações até o presente ano.
[D2] Hoje em dia, os jovens e adultos estão imersos numa sociedade permeada pela tecnologia. Nesse contexto, as redes sociais criam um ambiente perfeito onde aqueles que a acessam, adoecem, pois validam uma realidade distorcida e fora dela as doenças psíquicas se fazem presentes diariamente, dessa maneira, a internet promove uma manipulação eficiente ao indivíduo.
Atualmente, é possível que parte das pessoas carregue marcas deixadas por desgastes emocionais e mesmo não tendo a importância necessária, vivem diariamente conflitos e transtornos que acabam se agravando, logo, passa a existir as dificuldades, falta de controle e então a presença de transtornos psicológicos, como a depressão e ansiedade.
[Conclusão] Contudo, o número de pessoas com transtornos mentais ainda cresce, logo, o Ministério da Saúde poderia criar métodos de pesquisas para descobrir a cidades com maiores índices de doenças psíquicas e designar mais médicos e psiquiatras, junto a isso, o Ministério da Educação incentivaria alunos recém formados no ensino superior a promover, dentro das universidades, ações que ajudem indivíduos com transtornos. E para incentivar o desuso e afastamento das redes sociais, os psicólogos teriam a oportunidade de desenvolver uma saúde mental saudável a quem necessita, ademais, o apoio das famílias é indispensável, pois a presença, atenção e conversas, são fatores positivos para um possível declive nas estatísticas de indivíduos que carregam o desgaste mental e psicológico.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.