Em primeira análise, vale destacar que o ensino brasileiro é bastante conteudista e em raros casos abre espaço para o diálogo sobre temas importantes, como a tolerância. Atualmente, o Brasil ocupa a 84° posição no IDH, que possui a educação como um dos critérios de avaliação. Dessa forma, a precariedade do ensino resulta em prejuízos não só para a efetivação das leis, como também para as relações sociais que sofrem com a falta de empatia, pois segundo T.H Marshall: "A educação é um direito social que funciona como pré-requisito para a efetivação dos demais direitos".
Em segunda análise, um ensino que não incentiva o desenvolvimento das relações humanas e, além disso, não desenvolve meios para o cultivo da compreensão entre os alunos, colabora para uma sociedade cada vez mais egocêntrica e que sente dificuldade em compreender não só o mundo, mas a si mesma.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Sendo assim, o governo federal deve fazer o uso das verbas educacionais para a melhor qualificação dos professores, e que estes possam ter espaço para ensinar de uma forma menos metódica, por meio de livros do gênero infantil e infanto-juvenil financiados pelo Estado, a fim de que essas medidas ajudem na diminuição do ódio e no progresso de uma sociedade com relações sociais empáticas. Para que assim, o amor ao próximo aconteça de forma cada vez mais natural.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.