Em primeiro lugar, é imperioso destacar que o tratamento desse assunto na sociedade brasileira é feito de forma banal. A filósofa alemã, Hannah Arendt, elabora o conceito de banalidade do mal, onde, questões importantes que não são solucionadas, se tornam comuns dentro da sociedade. Diante disso, podemos perceber que esse conceito se faz presente no Brasil, pois, quem sofre de doenças mentais tem receio de dialogar sobre o tema, porque está se enraizando na nossa cultura que isso é "frescurinha". Consequentemente, aumentando os índices de pessoas doentes mentalmente no Brasil.
Outrossim, a tecnologia tem papel fundamental nesse processo de transtornos mentais. O filósofo francês, Pierre Lévy, crítico da tecnologia, afirma que toda nova tecnologia geram seus excluídos. Com o surgimento das grandes redes sociais, como Instagram e Facebook, possuindo de um certo nível de anonimato, atribuído a internet que é conhecida como "terra sem lei", pessoas de má índole utilizam desse artefato para prejudicar ainda mais as pessoas com transtornos mentais, como depressão e a ansiedade.
Infere-se, portanto, que cicatrizes deixadas por doenças mentais é um problema no Brasil. Para a solução de tal, é preciso que o Governo Federal atuem em corroboração com o Ministério da Saúde, promovendo a capacitação de psicólogos para que se tornem especialistas no tema. Além disso, realize palestras de forma presencial e online entre esses profissionais capacitados e pessoas que sofram dessas doenças com o intuito de conversar e curar a sociedade desse problema. Assim, podemos garantir uma população livre dos estigmas associados às doenças mentais no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 110
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.