Avatar do usuário
Por GuiGts11
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#55692
@Felipe082, nossa, 800, eu não consigo perceber tantos erros assim, se puder me explicar ficarei grato :)
0
Avatar do usuário
Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#55693
Vou explicar. Mas não se preocupe: 800 é uma ótima nota!
0
Avatar do usuário
Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#55724
Miniglossário
Desvio: problema de gramática ou de convenções de escrita.
Falha: problema de estrutura sintática.
Inadequação: problema de coesão.
Monobloco: redação constituída por um único parágrafo, configurando um bloco maciço de períodos sem qualquer organização paragráfica identificável.
Operadores argumentativos: elementos que são responsáveis pelo encadeamento dos enunciados, estruturando o texto e determinando a orientação argumentativa.
Parte embrionária: introdução, argumentação ou conclusão muito curta devido a sua pouca produção.
Sem direção: redação que apresenta informações, fatos e opiniões de forma caótica ou desconexa, isto é, um aglomerado de palavras, frases ou ideias que não se articulam entre si em defesa de um ponto de vista.
...
...
Correção da redação
Usuário(a): @GuiGts11

Tipo de correção:
(X) Detalhada
(X) Completa

Legenda:
desnecessário ou redundante
(elementos da proposta de intervenção)
erro correção
linguagem confusa
mandou bem
"melhorável" sugestão
(w): observação
repetição

O Brasil, mesmo ainda sendo um país subdesenvolvido, está próximo a de entrar na terceira fase geográfica de crescimento populacional, isto é, a sociedade se situará situar-se-á/vai situar-se em um estágio de envelhecimento. Tal acontecimento contribui, portanto (1), em para uma dependência cada vez maior dos jovens, para movimentar a economia do País. Contudo, é preponderante evidente que esse público possui uma precária educação sobre finanças, tornando o que torna preocupante o futuro da economia brasileira. Isso se deve, sobretudo, à ínfima contribuição escolar e à banalização familiar, por parte da família, da responsabilidade financeira dos menores (2). (3)
Nessa perspectiva, relacionando ao parágrafo anterior (4), é fulcral analisar a importância que a escola tem na formação do ideal econômico (5) das crianças. À vista disso, é fundamentado relatado na canção “Another Brick in the Wall”, da banda “Pink Floyd”, que os jovens ainda são construídos, fazendo uma alusão à Brick”, tijolo em inglês, em um modelo padrão (6). Dessa forma (7), é perceptível a veracidade da música quando comparada ao observa-se uso apenas teórico e conservador da educação brasileira, delegando o ensino financeiro a situações de crises decorrentes da falta de aprendizado (8). Logo, se houvesse uma preparação prévia, pelas instituições de ensino, o Brasil teria uma economia mais estabilizada e próspera (9).
Ademais, é notório que a família, considerada a base primária do desenvolvimento do indivíduo, é de tamanha (10) grande importância para influenciar o conhecimento monetário dos brasileiros. Visto que, visto que (11), segundo a Sociologia, a família é a “Instituição Social” instituição social que introduz as primeiras informações, sobre a sociedade em que convivem (12), às crianças. Entretanto, geralmente, os pais acreditam que a educação financeira é assunto de cunho adulto, e que, com o passar do tempo, os menores desenvolvem a maturidade para aprender sobre tal tema (13). Assim sendo, no Brasil, os jovens crescem sem perspectiva econômica, pois nunca tiveram a oportunidade de trabalhar estratégias financeiras, tornando-os o que os torna susceptíveis suscetíveis a instabilidades monetárias.
Portanto, para suprir resolver/solucionar o problema apresentado, o Ministério da Educação (agente), agente responsável pelo ensino do País (detalhamento), deve, com o apoio de economistas e professores de matemática financeira (meio), aplicar e reforçar as medidas aulas de educação financeira nas escolas (ação). Assim (14), essa ação tem como objetivo garantir que as crianças desenvolvam uma maior responsabilidade ao administrar finanças (finalidade), proporcionando um amadurecimento pessoal e individual dos jovens ao movimentar o capital (detalhamento) (15). Além disso, cabe ao Ministério da Educação, também, desenvolver plataformas on-line, com conteúdos informativos, sobre finanças. Logo (16), permitindo (17) será possível que todo convívio familiar todas as famílias aprendam, sobre a educação financeira, (18) de uma maneira divertida e funcional.

Observações:
(1) Você não está tirando uma conclusão com base no que foi dito antes.
(2) Muito bem! Antecipar os seus argumentos fortalece o projeto de texto.
(3) Introdução satisfatória.
(4) Não faça referência ao seu próprio texto. Não use expressões como "relacionando ao parágrafo anterior", "conforme supracitado", "como dito anteriormente"...
(5) O que seria "ideal econômico"? Cuidado com a precisão vocabular.
(6) Como é esse "modelo padrão"?
(7) Eu não sabia se pintava esse conectivo de roxo ou de rosa. Além de "melhorável", ele é desnecessário. É "melhorável" porque a relação entre as frases não é de conclusão; é desnecessário porque "da música" já estabelece a coesão entre as frases: "É perceptível a veracidade da música...". Use conectivos para de fato melhorar a articulação do seu texto, e não por obrigação.
(8) Trecho confuso (pelo menos na minha leitura).
(9) Houve um salto no seu raciocínio. Você provou, nesse parágrafo, que a educação financeira não é suficientemente ensinada nas escolas, mas em nenhum momento relacionou isso à economia do país. Essa conexão não pode aparecer pela primeira vez na frase de fechamento.
(10) tão grande = tamanha ≠ grande
Por exemplo:
"A incompetência do Governo Federal foi tamanha/tão grande que houve um atraso na vacinação"
"A grande incompetência do Governo Federal atrasou a vacinação"
(11) Frase fragmentada.
(12) Oração sem sujeito.
(13) O que te levou a essa conclusão?
(14) Novamente, o conectivo é desnecessário. A expressão "essa ação" já estabelece a coesão.
(15) Proposta completa, parabéns!
(16) Evite repetir conectivos.
(17) Nunca use o gerúndio para dar continuidade a uma ideia da frase anterior.
(18) Essas vírgulas estão erradas.
As famílias (sujeito) aprendem (verbo) sobre educação financeira (objeto indireto).
É proibido usar vírgula para isolar o complemento verbal.

Notas:
C1 - 120
Justificativa: você escreve bem, mas há alguns desvios gramaticais e algumas falhas na estrutura sintática.
C2 - 160
Justificativa: na minha opinião, não há nenhum repertório totalmente produtivo.
C3 - 160
Justificativa: há poucos problemas na argumentação e no projeto de texto.
C4 - 160
Justificativa: boa articulação, com poucas inadequações.
C5 - 200
Justificativa: proposta com todos os elementos necessários.

Total - 800
Continue praticando!!! Conte comigo para chegar ao 1000!!!
Obs: eu sei que é frustrante não tirar a nota que você estava esperando, mas lembre-se: você está em um nível muito alto! Além disso, minha análise não é uma verdade absoluta. Eu posso perfeitamente estar errado.


Referências
Material de leitura dos corretores do ENEM: apostila-manual-de-leitura-dos-corretor ... 15107.html
Definição de "preponderante": shorturl.at/bklnB
Definição de "tamanha": shorturl.at/ijFY3
Definição de "suprir": https://www.dicio.com.br/suprir/

...
Se puder, doe para o projeto, por favor: donation/index.html
Os usuários que contribuírem terão benefícios no meu sistema de correções.

...
Ei, que tal agora corrigir os textos de outras pessoas? Continue este ciclo!
Você pode consultar a tabela oficial dos corretores do ENEM no link abaixo:
apostila-manual-de-leitura-dos-corretor ... 15107.html
0
Avatar do usuário
Por GuiGts11
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#55728
@Felipe082, oiee obg pela correção, nossa quanta coisa kkkk, mas no (9), a parte que tu achou confuso, eu tava me referindo ao que eu já havia dito na minha tese, " dependência cada vez maior dos jovens, para movimentar a economia do País."


Na (8), está bem evidente que eu quis referenciar que como a educação é muito conservadora, a educação financeira só vai ser aprendida em situações de crises monetária, "a famosa: aprendendo com erros", pois não foi apresentada aos menores pela escola, ou seja, os jovens tiveram um aprendizado limitado ao modo teórico e conservador da educação.

Na (12), em ", sobre a sociedade em que convivem," eu acredito que essa vírgulas sejam necessárias sim, pois estou apresentando que, na sociedade em que as famílias convivem, a família apresentará as primeiras informações às crianças. Mas, acredito que tenha ficado confuso em sua leitura.

Na (13), essa não é uma conclusão exata, por isso eu deixei explícito o "geralmente", e para contrapor a realidade apresentada sobre a importância das Instituições social, eu exemplifiquei com uma realidade que já é evidente na sociedade, pois como as famílias, na maioria das vezes, não corroboram para o aprendizado ,sobre finanças, dos menores, infere-se que eles não acreditam que esse assunto seja de cunho juvenil/ infantil, quando na verdade é

Na (14), eu gosto de deixar bem explícito, em todas as minhas redações, que aquela é a finalidade da ação, por isso o uso do "essa ação tem como objetivo", pois tem corretores que não percebem, tanto é que quando eu enviei para um corretor da minha cidade ele não tinha percebido, por isso, penso em todas as possibilidades e caminhos que possam evitar que eu perca ponto.

Eu concordo com os seus outros pontos, eu realmente amo um "conectivo", adoro usar eles em minhas redações, mas as vezes eu exagero kkkkk

No mais, obg pelas observações @Felipe082 , estou sempre buscando melhorar.
0
Avatar do usuário
Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#55730
GuiGts11 escreveu:@Felipe082, oiee obg pela correção, nossa quanta coisa kkkk, mas no (9), a parte que tu achou confuso, eu tava me referindo ao que eu já havia dito na minha tese, " dependência cada vez maior dos jovens, para movimentar a economia do País."
Na observação (9), eu não disse que ficou confuso, mas sim que houve um salto no raciocínio. Mantenho o que eu disse.
.
GuiGts11 escreveu:Na (8), está bem evidente que eu quis referenciar que como a educação é muito conservadora, a educação financeira só vai ser aprendida em situações de crises monetária, "a famosa: aprendendo com erros", pois não foi apresentada aos menores pela escola, ou seja, os jovens tiveram um aprendizado limitado ao modo teórico e conservador da educação.
Entendi. Minha leitura foi equivocada, desculpa.
.
GuiGts11 escreveu:Na (12), em ", sobre a sociedade em que convivem," eu acredito que essa vírgulas sejam necessárias sim, pois estou apresentando que, na sociedade em que as famílias convivem, a família apresentará as primeiras informações às crianças. Mas, acredito que tenha ficado confuso em sua leitura.
Salvo engano da minha parte, essas vírgulas são opcionais. Embora não estejam erradas, poderiam ser retiradas.
.
GuiGts11 escreveu:Na (13), essa não é uma conclusão exata, por isso eu deixei explícito o "geralmente", e para contrapor a realidade apresentada sobre a importância das Instituições social, eu exemplifiquei com uma realidade que já é evidente na sociedade, pois como as famílias, na maioria das vezes, não corroboram para o aprendizado ,sobre finanças, dos menores, infere-se que eles não acreditam que esse assunto seja de cunho juvenil/ infantil, quando na verdade é
Usar modalizadores é bom, mas não dispensa a comprovação dos seus argumentos.
.
GuiGts11 escreveu:Na (14), eu gosto de deixar bem explícito, em todas as minhas redações, que aquela é a finalidade da ação, por isso o uso do "essa ação tem como objetivo", pois tem corretores que não percebem, tanto é que quando eu enviei para um corretor da minha cidade ele não tinha percebido, por isso, penso em todas as possibilidades e caminhos que possam evitar que eu perca ponto.
O "essa ação tem como objetivo" está correto. O que deveria ser retirado, no meu ponto de vista, é o conectivo "assim", que nesse caso é completamente dispensável.
.
GuiGts11 escreveu:Eu concordo com os seus outros pontos, eu realmente amo um "conectivo", adoro usar eles em minhas redações, mas as vezes eu exagero kkkkk
Compreendo :lol:
Conectivos melhoram a qualidade do seu texto, é verdade. O problema é que tudo em excesso é ruim.
.
GuiGts11 escreveu:No mais, obg pelas observações @Felipe082 , estou sempre buscando melhorar.
Por nada!
0
Avatar do usuário
Por GuiGts11
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#55733
Felipe082 escreveu:Na observação (9), eu não disse que ficou confuso, mas sim que houve um salto no raciocínio. Mantenho o que eu disse.
entendi
Felipe082 escreveu:Usar modalizadores é bom, mas não dispensa a comprovação dos seus argumentos.
okok

muito obggg
0
Avatar do usuário
Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#55735
Imagina! Eu pesquisei sobre aquelas vírgulas e descobri que, na verdade, o recomendado é que elas não sejam utilizadas em casos como esse.
https://www.portugues.com.br/gramatica/ ... 0completam.
Outra observação: relendo a frase em questão, percebi que talvez haja um desvio de concordância verbal, e não uma falha na estrutura sintática. Se a oração "em que convivem" está fazendo referência a "família", o verbo "conviver" deveria ser conjugado no singular: "convive".
0
Avatar do usuário
Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#55737
Materiais de apoio sugeridos para você:

Competência 1
Exercícios diagnósticos - Descubra suas dificuldades: exercicios-diagnosticos-com-gabarito-de ... 29204.html
Crase: crase-c1-t15053.html
Entenda a lógica da crase: entenda-a-logica-da-crase-c1-t28989.html
Vírgula e outros sinais de pontuação: virgula-e-outros-sinais-de-pontuacao-c1-t15059.html

Competência 2
Repertório sociocultural (opcional): repertorio-sociocultural-c2-t15074.html

Competência 3
Projeto de texto: projeto-de-texto-c3-t15094.html

Bons estudos! ;)
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
116 Exibições
por MarianeX9
0 Respostas 
23 Exibições
por manumel0
1 Respostas 
150 Exibições
por proftonho
4 Respostas 
340 Exibições
por biel310706
1 Respostas 
127 Exibições
por Tiago2112
0 Respostas 
61 Exibições
por Krys
2 Respostas 
372 Exibições
por jayanifrotah
1 Respostas 
131 Exibições
por Felipe082
0 Respostas 
59 Exibições
por debluiz
5 Respostas 
179 Exibições
por Katsmoking

A Eco-92, uma das maiores convenções[…]

No mundo contemporâneo, e representado pela[…]

fluttershy lais458 KaioP366 Deivson123 […]

Igualdade de gênero

Em 2015, as Nações unidas reconhecer[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM