Miniglossário
Desvio: problema de gramática ou de convenções de escrita.
Falha: problema de estrutura sintática.
Inadequação: problema de coesão.
Monobloco: redação constituída por um único parágrafo, configurando um bloco maciço de períodos sem qualquer organização paragráfica identificável.
Operadores argumentativos: elementos que são responsáveis pelo encadeamento dos enunciados, estruturando o texto e determinando a orientação argumentativa.
Parte embrionária: introdução, argumentação ou conclusão muito curta devido a sua pouca produção.
Sem direção: redação que apresenta informações, fatos e opiniões de forma caótica ou desconexa, isto é, um aglomerado de palavras, frases ou ideias que não se articulam entre si em defesa de um ponto de vista.
...
...
Correção da redação
Usuário(a):
@GuiGts11
Tipo de correção:
(X) Detalhada
(
X) Completa
Legenda:
desnecessário ou
redundante
(elementos da proposta de intervenção)
erro correção
linguagem confusa
mandou bem
"melhorável" sugestão
(w): observação
repetição
O Brasil, mesmo ainda sendo um país subdesenvolvido, está próximo
a de entrar na terceira fase geográfica de crescimento populacional, isto é, a sociedade
se situará situar-se-á/vai situar-se em um estágio de envelhecimento.
Tal acontecimento contribui,
portanto (1),
em para uma dependência cada vez maior dos jovens
, para movimentar a economia do País.
Contudo, é
preponderante evidente que esse público possui uma precária educação sobre finanças,
tornando o que torna preocupante o futuro da economia brasileira.
Isso se deve, sobretudo, à ínfima contribuição escolar e à banalização familiar, por parte da família, da responsabilidade financeira dos menores (2).
(3)
Nessa perspectiva,
relacionando ao parágrafo anterior (4), é fulcral analisar a importância que a escola tem na formação do
ideal econômico (5) das crianças.
À vista disso, é
fundamentado relatado na canção “Another Brick in the Wall”, da banda “Pink Floyd”
, que os jovens ainda são construídos, fazendo uma alusão à “Brick”, tijolo em inglês, em um modelo padrão
(6). Dessa forma
(7), é perceptível a veracidade da música quando
comparada ao observa-se uso apenas teórico e conservador da educação brasileira,
delegando o ensino financeiro a situações de crises decorrentes da falta de aprendizado (8).
Logo, se houvesse uma preparação prévia, pelas instituições de ensino, o Brasil teria uma economia mais estabilizada e próspera
(9).
Ademais, é notório que a família, considerada a base primária do desenvolvimento do indivíduo, é de
tamanha (10) grande importância para influenciar o conhecimento monetário dos brasileiros
. Visto que, visto que (11), segundo a Sociologia, a família é a
“Instituição Social” instituição social que introduz as primeiras informações
, sobre a sociedade
em que convivem (12), às crianças.
Entretanto, geralmente
, os pais acreditam que a educação financeira é assunto de cunho adulto
, e que, com o passar do tempo, os menores desenvolvem a maturidade para aprender sobre
tal tema (13).
Assim sendo, no Brasil, os jovens crescem sem perspectiva econômica, pois nunca tiveram a oportunidade de trabalhar estratégias financeiras,
tornando-os o que os torna susceptíveis suscetíveis a instabilidades monetárias.
Portanto, para
suprir resolver/solucionar o problema apresentado, o Ministério da Educação
(agente), agente responsável pelo ensino do País
(detalhamento), deve, com o apoio de economistas e professores de matemática financeira
(meio), aplicar e reforçar as
medidas aulas de educação financeira nas escolas
(ação).
Assim (14), essa ação tem como objetivo garantir que as crianças desenvolvam uma maior responsabilidade ao administrar finanças
(finalidade), proporcionando um amadurecimento pessoal e individual dos jovens ao movimentar o capital
(detalhamento) (15).
Além disso, cabe ao Ministério da Educação, também, desenvolver plataformas on-line, com conteúdo
s informativos
, sobre finanças.
Logo (16),
permitindo (17) será possível que
todo convívio familiar todas as famílias aprenda
m, sobre a educação financeira
, (18) de uma maneira divertida e funcional.
Observações:
(1) Você não está tirando uma conclusão com base no que foi dito antes.
(2) Muito bem! Antecipar os seus argumentos fortalece o projeto de texto.
(3) Introdução satisfatória.
(4) Não faça referência ao seu próprio texto. Não use expressões como "relacionando ao parágrafo anterior", "conforme supracitado", "como dito anteriormente"...
(5) O que seria "ideal econômico"? Cuidado com a precisão vocabular.
(6) Como é esse "modelo padrão"?
(7) Eu não sabia se pintava esse conectivo de roxo ou de rosa. Além de "melhorável", ele é desnecessário. É "melhorável" porque a relação entre as frases não é de conclusão; é desnecessário porque "da música" já estabelece a coesão entre as frases: "É perceptível a veracidade da música...". Use conectivos para de fato melhorar a articulação do seu texto, e não por obrigação.
(8) Trecho confuso (pelo menos na minha leitura).
(9) Houve um salto no seu raciocínio. Você provou, nesse parágrafo, que a educação financeira não é suficientemente ensinada nas escolas, mas em nenhum momento relacionou isso à economia do país. Essa conexão não pode aparecer pela primeira vez na frase de fechamento.
(10) tão grande = tamanha ≠ grande
Por exemplo:
"A incompetência do Governo Federal foi tamanha/tão grande que houve um atraso na vacinação"
"A grande incompetência do Governo Federal atrasou a vacinação"
(11) Frase fragmentada.
(12) Oração sem sujeito.
(13) O que te levou a essa conclusão?
(14) Novamente, o conectivo é desnecessário. A expressão "essa ação" já estabelece a coesão.
(15) Proposta completa, parabéns!
(16) Evite repetir conectivos.
(17) Nunca use o gerúndio para dar continuidade a uma ideia da frase anterior.
(18) Essas vírgulas estão erradas.
As famílias (sujeito) aprendem (verbo) sobre educação financeira (objeto indireto).
É proibido usar vírgula para isolar o complemento verbal.
Notas:
C1 - 120
Justificativa: você escreve bem, mas há alguns desvios gramaticais e algumas falhas na estrutura sintática.
C2 - 160
Justificativa: na minha opinião, não há nenhum repertório totalmente produtivo.
C3 - 160
Justificativa: há poucos problemas na argumentação e no projeto de texto.
C4 - 160
Justificativa: boa articulação, com poucas inadequações.
C5 - 200
Justificativa: proposta com todos os elementos necessários.
Total - 800
Continue praticando!!! Conte comigo para chegar ao 1000!!!
Obs: eu sei que é frustrante não tirar a nota que você estava esperando, mas lembre-se: você está em um nível muito alto! Além disso, minha análise não é uma verdade absoluta. Eu posso perfeitamente estar errado.
Referências
Material de leitura dos corretores do ENEM:
apostila-manual-de-leitura-dos-corretor ... 15107.html
Definição de "preponderante": shorturl.at/bklnB
Definição de "tamanha": shorturl.at/ijFY3
Definição de "suprir":
https://www.dicio.com.br/suprir/
...
Se puder, doe para o projeto, por favor:
donation/index.html
Os usuários que contribuírem terão benefícios no meu sistema de correções.
...
Ei, que tal agora corrigir os textos de outras pessoas? Continue este ciclo!
Você pode consultar a tabela oficial dos corretores do ENEM no link abaixo:
apostila-manual-de-leitura-dos-corretor ... 15107.html