Deste modo, em vez de se estar tendo um uso dedicado apenas para lazer ou aprendizagem por parte do jovens, essa não é a realidade que encontramos, pois, grande parte das tecnologias está sendo utilizada de maneira excessiva, e mesmo que elas façam parte do nosso cotidiano, isso vem sendo cada vez mais literal, uma vez que muitos deles deixam seus afazeres de lado, para passar horas em frente à uma tela de video game ou celular.
Em decorrência disso, convém destacar que certa "culpa" dessa má utilização dos recursos digitais, é causada pela desatenção dos pais, ou mesmo dos responsáveis em não imporem limites sobre o período de tempo ou frequência com o qual a geração atual vem dedicando á redes sociais, celulares e, principalmente, à jogos, gerando prejuízos em certas áreas, como por exemplo, dentro da família e na educação.
Portanto, é dever dos pais e responsáveis que passem a determinar a frequência com que os jovens utilizam os aparelhos eletrônicos, de forma que ocorra o uso, mas não se torne algo em excesso. Além disso, também cabe ao governo que incentive as instituições de ensino à realizarem palestras em prol do uso consciente da internet, pois, com uma geração consciente, se forma uma sociedade responsável.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.