Sob essa perspectiva, a opção de ter um catálogo eclético sempre à mão é um dos fatores da redução da pirataria online. Segundo a Confederação Nacional da Indústria, entre os anos de 2013 e 2019, o percentual da população brasileira que afirma nunca ter consumido produtos piratas aumentou de 28% para 45%. Tal crescimento deve-se à popularização de empresas de streaming, como a Netflix e o Spotify, que democratizaram o acesso a esses conteúdos. Assim, a busca de serviços piratas por usuários da internet diminuiu.
Ademais, a expansão meteórica dos streamings impulsionou a transição das empresas de TV para o formato. Consequentemente, a vasta alternativa de produtos, separados em diversos sites pagos, fez com que o usuário voltasse a optar por fornecedores piratas. De acordo com a empresa de tecnologias Sandvine, no ano de 2019, a pirataria voltou a crescer e já representa 32,4% do consumo de vídeos na internet. Logo, é necessário que esse avanço seja interrompido novamente.
Portanto, é mister que o Estado tome providências para solucionar o problema. Para reduzir a pirataria no Brasil, urge que o Poder Legislativo, representado pela Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, promova, por meio de regulamentações e leis, a democratização do valor de oferta dos serviços de streaming, visando, também, alcançar um público menos favorecido economicamente. Somente assim, o papel da internet na diminuição da pirataria no Brasil será efetivo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.