Por Sabrinassz
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#55052
Segundo o geógrafo brasileiro Milton Santos no texto: "As Cidadanias Multiladas", a democracia só é efetiva quando atinge todo o corpo social, gerando uma igualdade universal. Não analogamente, no Brasil hodierno, as desigualdades para com a população negra se acentuam de forma exarcebada. Nesse sentido, o domínio opressor de instituições públicas, utilizando dos seus poderes políticos sobre os indivíduos de grupos raciais, juntamente com a falta de oportunidades cedidas aos sujeitos marginalizados dificultam a resolução do impasse.
Mormente, a Carta Magna de 1988, no seu artigo 5°, afirma que todos são iguais perante a lei. Entretanto, as ondas de preconceito e discriminação social são presentes no país. O racismo institucionalizado é um exemplo dessas práticas; o mesmo é feito em largas escalas por órgãos governamentais, corporações empresariais e até universidades. Consequentemente, o número de pessoas que são julgadas por aspectos como a cor da pele e estereótipos aumentam na conjuntura atual,e possivelmente, na futura.
Em segunda análise, a diferença na oferta de melhores condições educacionais congloba como um fator condicionador do racismo. No pensamento do filósofo grego Aristóteles, a política deve ser articulada pelos homens com a finalidade de atingir o equilíbrio social. Porém, contrário à essa afirmação, uma pesquisa divulgada pelo IBGE em 2019 aponta que a taxa de analfabetismo entre pretos e pardos é quase três vezes maior do que o percentual observado em brancos. Por conseguinte, é visto na estrutura tupiniquim menos indivíduos da população negra em cursos superiores e no mercado de trabalho.
Portanto, medidas devem ser tomadas para a eliminação do racismo no Brasil. O Governo, aliado às esferas municipais e estaduais, deve promover a fiscalização de instituições destinadas à manutenção do bem coletivo, por meio da instalação de câmeras de segurança em ambientes privados - como Delegacias de Polícia - e em locais destinados à coletividade, visando a apreensão de sujeitos que pratiquem algum tipo de preconceito com os grupos em questão. Além disso, o Ministério da Educação necessita realizar uma política de integração de pretos e pardos no sistema de formação intelectual básico, através da oferta de livros doados pela sociedade e a disponibilização de aparelhos eletrônicos das diversas escolas do país, a fim da obtenção do conhecimento isonômico e tornado efetivo o que foi discutido por Milton Santos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 153

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 153

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por jheromagnoli
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#55206
Segundo o geógrafo brasileiro Milton Santos no texto: "As Cidadanias Multiladas", a democracia só é efetiva quando atinge todo o corpo social, gerando uma igualdade universal. Não analogamente, no Brasil hodierno, as desigualdades para com a população negra se acentuam de forma exacerbada. Nesse sentido, o domínio opressor de instituições públicas, utilizando dos seus poderes políticos sobre os indivíduos de grupos raciais, juntamente com a falta de oportunidades cedidas aos sujeitos marginalizados dificultam a resolução do impasse.

Mormente, [faltou apresentar o argumento antes do repertório] a Carta Magna de 1988, no seu artigo 5°, afirma que todos são iguais perante a lei. Entretanto, as ondas de preconceito e discriminação social são presentes no país. [faltou conectivo] O racismo institucionalizado é um exemplo dessas práticas; o mesmo é feito em largas escalas por órgãos governamentais, corporações empresariais e até universidades. Consequentemente, o número de pessoas que são julgadas por aspectos como a cor da pele e estereótipos aumentam na conjuntura atual, e [evite usar vírgula + e] possivelmente, no futuro.

Em segunda análise, a diferença na oferta de melhores condições educacionais congloba como um fator condicionador do racismo. Segundo o pensamento do filósofo grego Aristóteles, a política deve ser articulada pelos homens com a finalidade de atingir o equilíbrio social. Porém, contrário à essa afirmação, uma pesquisa divulgada pelo IBGE em 2019 aponta que a taxa de analfabetismo entre pretos e pardos é quase três vezes maior do que o percentual observado em brancos. Por conseguinte, é visto na estrutura tupiniquim menos indivíduos da população negra em cursos superiores e no mercado de trabalho.
* Muito repertório e pouca argumentação, use um repertório que já vai validar a sua argumentação
* Procure seguir a mesma estrutura nos dois parágrafos de desenvolvimento
* Estrutura: apresentar o argumento (sobre o que você vai desenvolver) + repertório (dados ou citação que vai comprovar o seu argumento) + argumentação (seu ponto de vista impessoal) + arrematação (encerrar o raciocínio e finalizar o parágrafo)


Portanto, medidas devem ser tomadas para a eliminação do racismo no Brasil. [faltou conectivo] O Governo, aliado às esferas municipais e estaduais, deve promover a fiscalização de instituições destinadas à manutenção do bem coletivo, por meio da instalação de câmeras de segurança em ambientes privados - como Delegacias de Polícia - e em locais destinados à coletividade, visando a apreensão de sujeitos que pratiquem algum tipo de preconceito com os grupos em questão. Além disso, o Ministério da Educação necessita realizar uma política de integração de pretos e pardos no sistema de formação intelectual básico, através [evite esse termo, prefira por meio/mediante] da oferta de livros doados pela sociedade e a disponibilização de aparelhos eletrônicos das diversas escolas do país, a fim da obtenção do conhecimento isonômico e tornado efetivo o que foi discutido por Milton Santos.
* Intervenção completa, só uma bastaria

Espero ter ajudado! :D

Pode me marcar nos comentários da redação que tento ajudar s2 || ENEM & Concurso Público
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Por Felipe082
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#55690
Como a @jherodrigues já corrigiu e fez comentários com os quais eu concordo, só vou pontuar.
C1: 160, pois há poucos desvios.
C2: 200
C3: 160, devido aos pequenos problemas na argumentação e ao excesso de exposição.
C4: 160, porque há poucas inadequações coesivas.
C5: 200
Total: 880
Muito bem!!!
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