Tendo em vista o sucateamento da população brasileira e as desigualdades socioeconômicas da população, alunos de instituições públicas de ensino, que já sofrem com uma carência e sua base educacional, possuem maior dificuldade no ensino à distância, principalmente pelo custo da nova tecnologia e pelo fato do ensino exigir maior autonomia do estudante. Além disso, a internet que é o principal meio de acesso às plataformas digitais de ensino não é acessível a toda população, de acordo com uma pesquisa realizada pelo fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) realizada em maio de 2020, 4,8 milhões de crianças e adolescentes não tem acesso à internet em casa, o que evidencia os desafios desse ensino.
Contudo, de acordo com filósofo francês Pierre Levy, em uma entrevista dada ao programa Roda Viva em 2001, o avanço da internet possibilita novas formas de comunicação, pensamento coletivo e o acesso ao conhecimento, logo, ela deve ser usada da melhor forma possível para que seja um instrumento de maior acessibilidade. Sendo assim ao estar disponível a uma parcela maior da população, a internet promove maior acesso à educação à distância, que, por conseguinte, possibilita novas capacitações, o que aumenta a oportunidade de emprego e reduz as desigualdades socioeconômicas.
Urge, a partir desse cenário, a necessidade do aumento de subsídios para compra de equipamentos para instituições públicas de ensino, implantação de redes de banda larga para residências, escolas e comunidades de baixa renda e a ampliação dos programas sociais que visam a capacitação e treinamento da população mais carente.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada