Por anaclr
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#55684
O ensino a distância é uma forma de aprendizagem que visa transmitir o conhecimento através de plataformas digitais, integrando alunos e professores que encontram-se em espaços físicos distintos. Dessa forma, devido a pandemia da covid-19 e as medidas de isolamento social, que fizeram com que as aulas presenciais de escolas e faculdades fossem suspensas, houve um aumento expressivo na busca e na adesão do ensino à distância. Todavia, esse cenário deixou evidente a continuidade das desigualdades de acesso à educação e à internet no Brasil.

Tendo em vista o sucateamento da população brasileira e as desigualdades socioeconômicas da população, alunos de instituições públicas de ensino, que já sofrem com uma carência e sua base educacional, possuem maior dificuldade no ensino à distância, principalmente pelo custo da nova tecnologia e pelo fato do ensino exigir maior autonomia do estudante. Além disso, a internet que é o principal meio de acesso às plataformas digitais de ensino não é acessível a toda população, de acordo com uma pesquisa realizada pelo fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) realizada em maio de 2020, 4,8 milhões de crianças e adolescentes não tem acesso à internet em casa, o que evidencia os desafios desse ensino.

Contudo, de acordo com filósofo francês Pierre Levy, em uma entrevista dada ao programa Roda Viva em 2001, o avanço da internet possibilita novas formas de comunicação, pensamento coletivo e o acesso ao conhecimento, logo, ela deve ser usada da melhor forma possível para que seja um instrumento de maior acessibilidade. Sendo assim ao estar disponível a uma parcela maior da população, a internet promove maior acesso à educação à distância, que, por conseguinte, possibilita novas capacitações, o que aumenta a oportunidade de emprego e reduz as desigualdades socioeconômicas.

Urge, a partir desse cenário, a necessidade do aumento de subsídios para compra de equipamentos para instituições públicas de ensino, implantação de redes de banda larga para residências, escolas e comunidades de baixa renda e a ampliação dos programas sociais que visam a capacitação e treinamento da população mais carente.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
1924 Exibições
por Mylike
0 Respostas 
110 Exibições
por Unicornioff
0 Respostas 
74 Exibições
por Unicornioff
0 Respostas 
91 Exibições
por aninha1405
0 Respostas 
89 Exibições
por Sahrebb
0 Respostas 
54 Exibições
por Allanakk9
0 Respostas 
17 Exibições
por ruthcarvalho
TRAJETÓRIA DE VIDA E PERSPECTIVAS DE CARREIRA
por Ric    - In: Outros temas
0 Respostas 
176 Exibições
por Ric
0 Respostas 
105 Exibições
por mada111
0 Respostas 
211 Exibições
por giezg

OlrenBeat Poderia corrigir, por favor? Essa &ea[…]

Ao longo da vida o ser humano almeja possuir muita[…]

Desde o advento da Revolução Industr[…]

Katsmoking lais458 Felipe082 podem corrig[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM