Nota-se hoje que movimentos feministas, nos quais objetiva-se a igualdade de gêneros, mostram-se cada vez mais presentes em nossa sociedade. Ainda sim, a maioria dos indivíduos, crescem em uma sociedade patriarcal, onde a mulher se cala perante o homem e, consequentemente, não possui os mesmos benefícios do sexo oposto. Ora, assim como disse Chimamanda Adichie “O problema da questão de gênero é que ela prescreve como devemos ser em vez de reconhecer como somos” , devem manifestar-se diante a violência sofrida.
Além desse estigma atrelado a nós, existe uma demora expressiva nos processos, uma burocracia imensa, que resulta em um desânimo e medo na parte feminina. Segundo o infográfico do Departamento Penitenciário Nacional, em 2014, houveram mais de 330 mil processos instaurados com base na Lei Maria da Penha e apenas 33,4% destes foram julgados. Isso resulta em uma ineficácia no sistema, ou seja, aos violentadores verem isso, sentem-se encorajados a continuar nesse caminho.
Em suma, percebe-se a expressiva importância de que o governo aplique a Lei Maria da Penha de forma correta e que haja uma proteção maior às mulheres que denunciaram as violências. Dessa maneira, vê-se a necessidade de palestras na escola, propagandas na TV e conscientização nos trabalhos, visando uma sociedade segura, assim como prevê a constituição. Sendo assim, com a junção do trabalho do governo e o empenho da sociedade, haverá uma diminuição do número de feminicídios no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.