Em princípio como diria Arnold Toynbee, "Tornamo-nos deuses na tecnologia, mas permanecemos macacos na vida", muitos jovem acham que vivem nas redes sociais, jogos enquanto sua vida está do lado de fora, porém muitos indivíduos utilizam os vídeo games como válvula de escape para seus problemas, desde a depressão, ansiedade entre outros. No entanto acabam acarretando outros estorvos desde problema de vista, estresse e mais.
Ademais muitas pessoas se tornam dependentes de jogos de maneira que não conseguem mais passar um dia sem, com isso acabando com suas vidas sociais, relacionamentos, e assim o levando a obesidade, pois o mesmo deixa de praticar esportes, atividades físicas e passa a permanecer somente sentado na cadeira em frente a tela, e só comendo assim sem um limite passando até 24 horas, jogando em casos mais sérios, causando danos á própria pessoa e em quem está a sua volta.
Portanto, como é inevitável o avanço da tecnologia, cabe ao Ministério da ciência e tecnologia, que aumente a fiscalização em cima das empresas desenvolvedora de jogos principalmente aqueles online, também cabe aos pais e responsáveis desses jovens que devem olhar os aparelhos de vez em quando para ter certeza do que o filho está vendo, perguntar se o jovem está com problemas, e que possa impor limites a esses indivíduos, assim. Desta forma vamos evitar que ocorra casos como o do filme "jogador número um" e teremos uma sociedade mais segura e saudável.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.