Por Bruno213
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#55617
Na série estadunidense 13 reasons whay, presente no catálogo da Netflix, conta um drama adolescente de uma estudante que comete suicídio após colegas e Trabalhadores da comunidade escolar, oprimi-la de todas as formas, e causando a ela uma grave pressão psicológica. Fora do mundo cinematográfico isso também acontece e continuará acontecendo Até que a sociedade veja que as doenças psicológicas são reais e não uma "frescura".
A sociedade costuma classificar pessoas com transtornos mentais como: "frescurentas", "fracas" e ate mesmo "bipolares", mas nunca enxergam que essas pessoas precisam de ajuda, em vez disso, acabam colocando mais pensamentos negativos,e deixando-as cada vez mais fragilizadas.
Dessa forma, pessoas com depressão, ansiedade, entre outras doenças mentais,serão as únicas afetadas por essa opressão e os seua psicológicos ficarao completamente abalados. Muitas vezes escolhem o caminho mais "fácil" para elas que é o suicídio, mas na verdade, elas mesmas,sem saber, serão a sua propria força. Como dizia Hipócrates: " tuas forças naturais, as que estão dentro de ti, serão as que curarao suas doenças".
Portanto, a OMS deveria realizar visitas mensais nas residências das pessoas, entre a comunidade brasileira, enviando psicólogos, psiquiatras, entre outros profissionais especializados para que possam divulgar e informar que os transtornos mentais são perigosos e devem ser levadas a sério. Assim as pessoas estariam se conscientizando que as doenças mentais brasileiras não são frescuras.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por AnnaJuliaJu
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#55625
Olá, tudo bem? Espero que sim! Vou tentar corrigir e explicar o que achei ;)

Na série estadunidense 13 reasons whay, presente no catálogo da Netflix, conta um drama adolescente de uma estudante que comete suicídio após colegas e Trabalhadores [trabalhadores] da comunidade escolar, (1) oprimi-la [(eles) oprimiram-na (2) ] de todas as formas, (3) e causando a ela uma grave pressão psicológica. Fora do mundo cinematográfico[,] isso também acontece e continuará acontecendo Até [até] que a sociedade veja que (4) as doenças psicológicas são reais e não uma "frescura".
(1) Sujeito de "oprimiram-na" seria "colegas e trabalhadores", portanto não precisa da vírgula, além da conjugação do verbo parece inadequada por não se referir ao plural.
(2) Em relação a conjugação correta eu tenho minhas dúvidas, mas achei essa ai no site: https://www.conjugacao.com.br/verbo-oprimir/ . Se souber qual outra forma seria melhor me avise :D
(3) Usa a vírgula antes da conjunção "e" caso mude o sujeito do verbo ( https://www.portugues.com.br/gramatica/ ... adas-.html) . Como o sujeito de "causando" ainda são os "colegas e trabalhadores", essa vírgula é desnecessária.
(4) Repetição muito próxima da conjunção "que"
---> Introdução ok.


A sociedade costuma classificar pessoas com transtornos mentais como: "frescurentas", "fracas" e ate [até] mesmo "bipolares", mas nunca enxergam que essas pessoas precisam de ajuda, em vez disso, acabam colocando mais pensamentos negativos,e deixando-as cada vez mais fragilizadas.
---> A argumentação está direcionada para a opinião exposta, mas não tem embasamento (sem repertório).

Dessa forma, pessoas com depressão, ansiedade, entre outras doenças mentais, serão as únicas afetadas por essa opressão e os seua [seus] psicológicos ficarao [ficarão] completamente abalados. Muitas vezes escolhem o caminho mais "fácil" para elas que é o suicídio, mas na verdade, elas mesmas, sem saber, serão a sua propria [própria] força. Como dizia Hipócrates: " tuas forças naturais, as que estão dentro de ti, serão as que curarao [curarão] suas doenças".
---> Olha... O que garante, o que confirma que só aqueles com doenças mentais serão os únicos afetados pela opressão? O repertório está dentro do tema, mas ele não foi muito bem desenvolvido, nem utilizado para reafirmar a mesma linha de pensamento do início (a sua tese).

Portanto, a OMS (agente) deveria realizar visitas mensais nas residências das pessoas (ação), entre a comunidade brasileira (detalhamento), enviando psicólogos, psiquiatras, entre outros profissionais especializados (modo) para que possam divulgar e informar que os transtornos mentais são perigosos e devem ser levadas a sério (finalidade). Assim as pessoas estariam se conscientizando que as doenças mentais brasileiras não são frescuras.
---> Foi muito bem colocado, mas o detalhamento poderia ser maior ;) . Apesar de ter tanto um desfecho quanto um ótima finalização. Em outros anos não tenho certeza se era aceito o uso do pretérito para descrever a ação, em que você usou "deveria", acho que agora

Principais motivos da minha nota:

C1 - razoável quantidade de desvios - 120
C2 - repertório dentro do tema - 120
C3 - desenvolvimento do texto foi bom, mas o projeto de texto (aquela organização da apresentação das ideias) não está tão explícito - 160
C4 - repetição de conjunções e outras palavras - 160
C5 - 5 elementos - 200

Dicas por agora: Cuidado com os erros gramaticais de palavras corriqueiras, quando se está sob pressão é normal errar, mas esses são os mais fáceis de se corrigir, então treine a escrita tanto de palavras, repertório de palavras para evitar repetição e vírgula. Por fim, busque desenvolver bem o repertório (recomendam dois para aumentar as chances de chegar no 200). ;)

Dica para usar aqui na plataforma: Como não dá para aquele espaço no inicio dos parágrafos, o texto acaba ficando todo junto, pode dar um "Enter" a mais para ajudar o leitor aqui a enxergar onde você queria que fosse um outro parágrafo, igual eu tô fazendo aqui mesmo haha ;)

Não me leve a mal, mas você é mais incrível do que pensa
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