Por Rary
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Na série ‘’Sex Education’’, é retratado o abuso físico e psicológico sofrido pela jovem Aimee, após um homem assedia-la em um transporte coletivo. Apesar disso, todas as amigas da personagem, se unem para fazer com que a personagem supere seu trauma. Fora da ficção, é notório que a união entre as mulheres em busca de maior reconhecimento, valorização e respeito, é cada vez mais frequente na contemporaneidade brasileira. Contudo, a sororidade feminina continua enfrentando obstáculos, bem como, moldes patriarcais presentes em ações e mentalidade dos indivíduos, além de um estereótipo criado no que diz respeito ao papel que a mulher deve desempenhar na sociedade. Nesse cenário, é fundamental atenuar as barreiras que impedem um maior avanço da união do poder feminino, haja vista que quando as mulheres demonstram sua relevância na sociedade, o empoderamento é vigente e o respeito acrescido.
Em primeiro plano, é importante ressaltar que a sociedade contemporânea carrega vestígios de um passado patriarcal. Nesse segmento, toda a comunidade grega era regida por um pater – patriarca-, que deveria comandar aspectos econômicos, sociais e políticos. Entretanto, todas as mulheres eram excluídas desse processo já que não se enquadravam nos requisitos, bem como: homem de bom costume e respeitados socialmente. Diante disso, é perceptível que todas as mulheres eram retiradas de qualquer participação social grega, resultando em vestígios patriarcais até os dias atuais. Porém, tal imposição não é aceita pelas mulheres, já que historicamente, estas lutam diariamente pelos seus direitos. Nesse sentido, no dia 8 de março de 1857, é comemorado o Dia Internacional da Mulher, visto que nessa data mulheres operárias se uniram para reivindicar melhores condições de trabalho nas fábricas, em resposta, houve incêndios e mortes. Apesar disso, as gerações futuras femininas conseguiram obter direitos e um maior reconhecimento social. Com isso, é perceptível que a união feminina em prol de um bem comum, destrói cada vez mais o patriarcado presente nas sociedades e aumenta significativamente seus direitos na sociedade em qualquer âmbito social.
Em segundo plano, é imperioso abordar que as mulheres ainda sofrem com a estereotipação criada sob o papel que devem desempenhar na sociedade- donas de casa-. Diante disso, na série ‘’ Coisa mais linda’’, é retratado a história de cinco mulheres, que enfrentam osbstáculos para fugir desse papel pré-definido. Entretanto, elas só obtêm êxito quando se juntam e abrem uma empresa alimentícia comandada por elas, evidenciando seu sucesso a partir de uma corrente unificadora. Antagônico a ficção, a escritora francesa, Simone Beauvoir alega ‘’O opressor não seria tão forte se não tivesse cúmplices entre os próprios oprimidos’’. Com isso, a feminista mostra que quando as mulheres julgam outras figuras femininas, a união que deveria ser ainda maior, se torna fragilizada, consequentemente a quebra dos padrões sociais que as mulheres enfrentam se tornem mais difíceis de serem quebradas. Dessa forma, é evidente que a sororidade entre as mulheres deve ser incisiva, para que aspectos como a estereotipação sejam erradicados e direitos sejam garantidos, a fim de evitar que outras mulheres não aceitem tal unificação, fragilizando as mesmas.
É necessário, portanto, que medidas sejam tomadas, com o intuito de engrandecer o empoderamento feminino e aumentar o respeito para com as mulheres. Por isso, cabe as escolas em parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, realizarem palestras educativas que valorizem o poder feminino, para que as crianças e adolescentes cresçam com uma mentalidade distante do patriarcado, a fim de que os futuros adultos não tenham uma visão deturpada de dominação em relação as mulheres. Com tal medida, espera- se que a unificação das mulheres seja natural e aumentada, para que direitos sejam garantidos, e práticas sofridas pela personagem Aimee sejam erradicadas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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