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Por Felipe082
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#55525
Situações que levam à nota zero

:arrow: "Textos com 7 linhas ou menos recebem a nota zero"
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Checagem: VERDADE
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A situação “Texto Insuficiente” ocorre quando, na folha de redação, há apenas 7 linhas ou menos ocupadas.

Manual de correção de redação - Situações que levam à nota zero
<https://download.inep.gov.br/educacao_b ... a_zero.pdf> Acesso em 03/03/2021
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Cabe ressaltar também que linhas copiadas dos textos motivadores são desconsideradas.
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:arrow: "Textos com assinatura no corpo recebem a nota zero"
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Checagem: VERDADE
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Anularemos, então, uma redação quando o texto apresentar assinatura, apelido, rubrica, iniciais, nome simples ou nome completo isolados do corpo do texto, rasurados ou não.
Já a identificação feita no corpo do texto, quando o participante, por exemplo, expressa sua opinião se identificando (“Eu, Fulano de Tal, acho que...”), será avaliada como “Parte Desconectada”, pois pressupõe uma leitura mais atenta do texto.

Manual de correção de redação - Situações que levam à nota zero
<https://download.inep.gov.br/educacao_b ... a_zero.pdf> Acesso em 03/03/2021 (adaptado)
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:arrow: "Textos com desenhos recebem a nota zero"
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Checagem: VERDADE
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Os casos nos quais o participante faz um desenho, com a presença ou não de texto, deverão ser avaliados como formas elementares de anulação.

Manual de correção de redação - Situações que levam à nota zero
<https://download.inep.gov.br/educacao_b ... a_zero.pdf> Acesso em 03/03/2021 (adaptado)
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Cabe ressaltar que símbolos desconexos também anulam o texto.
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Competência 1

:arrow: "Em geral, a utilização incorreta de pronomes demonstrativos não será penalizada"
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Checagem: VERDADE
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Além disso, não exigiremos que o participante observe o uso dos pronomes demonstrativos “esse/a(s)”, “este/a(s)” e “isso”, “isto”, em situações de anáfora e catáfora, respectivamente – isto é, caso o participante escreva algo como “As relações pessoais estão estremecidas nos dias de hoje e é preciso que estas [no lugar de “essas”] sejam reavaliadas”, não há o que se penalizar nessa frase, uma vez que o emprego desses pronomes não chega a ser consensual nem mesmo entre gramáticos.

Manual de correção de redação - Competência 1
<https://download.inep.gov.br/educacao_b ... ncia_1.pdf> Acesso em 03/03/2021
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:arrow: "Palavras estrangeiras com grafia incorreta não são consideradas desvios"
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Checagem: VERDADE
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Palavras estrangeiras grafadas incorretamente não devem ser consideradas desvios. Assim, se o participante escreve “feique nius” (fake news) ou “notibuqui” (notebook), não consideraremos desvio. A exceção em 2018 foi a palavra “internet”, que, por estar presente na própria proposta, foi considerada desvio quando grafada incorretamente.

Manual de correção de redação - Competência 1
<https://download.inep.gov.br/educacao_b ... ncia_1.pdf> Acesso em 03/03/2021
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:arrow: "Nomes próprios com grafia incorreta não são considerados desvios"
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Checagem: VERDADE
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Nomes próprios grafados incorretamente não devem ser penalizados. Assim, desvios como, por exemplo, “Augusto Pullmam” (August Pullman) e “R. J. Palasio” (Palacio), ou casos como “Heiguel” (Hegel), “Roussea” (Rousseau), “Sartré” (Sartre), “Nietszche” (Nietzsche) e similares, não devem ser considerados. É importante lembrar, no entanto, que nomes próprios grafados com letra minúscula devem ser considerados desvios.

Manual de correção de redação - Competência 1
<https://download.inep.gov.br/educacao_b ... ncia_1.pdf> Acesso em 03/03/2021
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:arrow: "Se forem cometidos desvios distintos em uma mesma palavra, só um deles será contado"
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Checagem: MITO
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Quando um participante comete desvios de categorias diferentes em uma mesma palavra, devemos considerar tantos quantos forem cometidos.

Manual de correção de redação - Competência 1
<https://download.inep.gov.br/educacao_b ... ncia_1.pdf> Acesso em 03/03/2021
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:arrow: "Se um mesmo desvio for cometido em uma palavra repetida, esse desvio será contado mais de uma vez"
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Checagem: MITO
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Quando um mesmo desvio ocorrer em palavras que se repetem ou em palavras de mesmo radical, deve-se considerá-lo apenas uma vez.

Manual de correção de redação - Competência 1
<https://download.inep.gov.br/educacao_b ... ncia_1.pdf> Acesso em 03/03/2021
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:arrow: "Um texto bem avaliado na primeira competência sempre receberá uma pontuação alta nas demais"
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Checagem: MITO
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Não há, assim, um atrelamento de notas entre as competências. Isso significa que, se uma redação for avaliada no nível 3 da Competência I, ela não necessariamente deve receber o nível 3 nas outras competências também. Será preciso avaliar cada competência segundo os critérios estabelecidos em cada uma delas, independentemente do nível em que a redação foi avaliada na Competência I.

Manual de correção de redação - Competência 1
<https://download.inep.gov.br/educacao_b ... ncia_1.pdf> Acesso em 03/03/2021
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Cabe ressaltar, porém, que um bom domínio da norma culta contribui para a qualidade do texto como um todo.
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:arrow: "Um texto mal avaliado nas demais competências sempre receberá uma nota baixa na primeira"
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Checagem: MITO
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Dito isso, é importante também deixar claro que, se uma redação não alcançou níveis altos em algumas competências, não significa que ela não possa ser avaliada no nível 5 da Competência I.

Manual de correção de redação - Competência 1
<https://download.inep.gov.br/educacao_b ... ncia_1.pdf> Acesso em 03/03/2021
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:arrow: "É possível atingir a nota máxima na primeira competência mesmo cometendo erros"
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Checagem: VERDADE
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Nível 5 (nota 200): Estrutura sintática excelente (no máximo, uma falha) E, no máximo, dois desvios.

Manual de correção de redação - Competência 1
<https://download.inep.gov.br/educacao_b ... ncia_1.pdf> Acesso em 03/03/2021
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:arrow: "Todo texto sem desvios e sem falhas na estrutura sintática atinge a nota máxima na primeira competência"
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Checagem: MITO
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Uma outra questão importante que precisa ser esclarecida é quanto à excelência da estrutura sintática esperada no nível 5. Uma estrutura sintática excelente admite uma única falha e, além disso, é caracterizada por um texto com certa complexidade na construção dos períodos, com orações intercaladas, subordinações e até mesmo inversões, que revelam bom domínio da escrita no que tange à organização no interior dos períodos. Com isso, um texto formado apenas por períodos construídos de maneira simplória não poderá ser avaliado como “estrutura sintática excelente”, mas “boa” (característica do nível 4), ainda que não apresente falhas de estrutura sintática.

Manual de correção de redação - Competência 1
<https://download.inep.gov.br/educacao_b ... ncia_1.pdf> Acesso em 03/03/2021 (adaptado)
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:arrow: "Parágrafos com uma única frase podem ser penalizados"
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Checagem: VERDADE
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Aqui, temos uma diretriz importante: textos que apresentam predominância de parágrafos formados por um único período deverão ser avaliados, no máximo, como textos de estrutura sintática regular (característica do nível 3).

Manual de correção de redação - Competência 1
<https://download.inep.gov.br/educacao_b ... ncia_1.pdf> Acesso em 03/03/2021 (adaptado)
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:arrow: "Os corretores encontram todos os erros"
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Checagem: NÃO É BEM ASSIM
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"Na obra "Brasil: uma biografia", as historiadoras Lilia Schwarcz e Heloisa Starling apontam ao leitor as idiossincrasias da sociedade brasileira. Dentre elas destaca-se "a difícil e tortuosa construção da cidadania". Embora o país possua uma das legislações mais avançadas do mundo, muito do que nela se prevê não se
concretiza. Tal fato é evidenciado no âmbito da democratização do acesso ao cinema, tendo em vista que, [1] apesar dos brasileiros possuírem o acesso à cultura como direito constitucional, a ineficiência do Estado associada a uma cultura de aceitação por parte dos brasileiros faz com que a cidadania não seja gozada por todos de maneira plena.
Em primeiro plano, a ineficiência do Estado em aplicar leis que garantam o acesso à cultura restringe a cidadania dos indivíduos. Seja pela dificuldade em administrar recursos em um território de dimensões continentais, seja pela falta de interesse dos órgãos públicos em promover o desenvolvimento sociocultural democrático das regiões afastadas do centro vanguardista nacional, existe uma parcela significativa da população sem acesso ao cinema. Dados oficiais do governo indicam que atualmente existem 2200 salas de cinema no país, entretanto, [2] o Brasil possui mais de 200 milhões de habitantes, o que indica que a democratização do entretenimento
cinematográfico é um processo lento e até mesmo utópico.
Ademais, a aceitação da restrição da cidadania por parte dos brasileiros provém de um ensino ineficaz e muitas vezes inexistente que acarreta falta de conhecimento sobre os direitos individuais. No livro "Vidas Secas" de Graciliano Ramos, o protagonista Fabiano, desprovido do acesso ao conhecimento, acabava sendo explorado e humilhado por aqueles que detém detêm [3] o saber. Nesse viés, sendo a arte uma mera reprodução da realidade, hoje são milhares os "fabianos" no Brasil. Dessa forma, a ampliação do acesso à cultura por meio do cinema é imperativa para alertar os brasileiros sobre sua condição de marginalização cultural e para inserí-los inseri-los [4] no acesso à arte.
Portanto, pode-se inferir que a democratização do acesso ao cinema no Brasil é um tema relevante e que carece de soluções. Sendo assim, cabe ao Governo Federal direcionar recursos para regiões marginalizadas do eixo vanguardista brasileiro, por meio da definição de uma agenda econômica que democratize o acesso à cultura, a fim de promover o desenvolvimento sociocultural igualitário dos cidadãos. Além disso, cabe ao Ministério da Educação promover palestras, em associação com a indústria cinematográfica, bem como incentivar a produção de curta-metragens curtas-metragens [5], no intuito de conscientizar os brasileiros sobre o direito do acesso à cultura e sobre o papel do cinema na emancipação individual das amarras sociais. Assim, a construção da cidadania será facilitada e os "fabianos" se tornarão tornar-se-ão [6], de
fato, cidadãos plenos."
Cartilha Redação a Mil 2.0 - Lucas Felpi
<file:///C:/Users/Felipe/Downloads/Cartilha%20Reda%C3%A7%C3%A3o%20a%20Mil%202.0%20-%20Lucas%20Felpi.pdf> Acesso em 03/03/2021
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Apesar de conter ao menos seis desvios, o texto acima recebeu a nota máxima na competência 1. Isso evidencia que o limite teórico de dois desvios pode não ser respeitado na prática.
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Competência 2

:arrow: "Os estudantes que copiarem trechos dos textos motivadores serão penalizados"
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Checagem: VERDADE
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Do ponto de vista do repertório, serão avaliados no nível 2 textos que apresentam muitos trechos de cópias dos textos motivadores, sempre em comparação com o conjunto textual produzido pelo participante.

Manual de correção de redação - Competência 2
<https://download.inep.gov.br/educacao_b ... ncia_2.pdf> Acesso em 03/03/2021
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:arrow: "Os estudantes que usarem repertórios baseados nos textos motivadores serão penalizados"
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Checagem: MITO
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À exceção do repertório desenvolvido a partir de muitos trechos de cópias dos textos motivadores (nível 2), a presença de dois ou mais repertórios de níveis distintos implicará a sua avaliação no nível mais elevado. Por exemplo, uma redação que apresenta três repertórios baseados nos textos motivadores (nível 3) e um com uso produtivo de repertório legitimado e pertinente ao tema (nível 5) será avaliada no nível mais elevado, ou seja, no nível 5.

Manual de correção de redação - Competência 2
<https://download.inep.gov.br/educacao_b ... ncia_2.pdf> Acesso em 03/03/2021
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Competência 3

:arrow: "Não é obrigatório planejar o texto"
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Checagem: MITO
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Assim, na Competência III, espera-se que seja possível perceber a presença implícita de um projeto de texto na redação, isto é, que seja claramente identificável o caminho escolhido por quem está escrevendo para defender seu ponto de vista. Dessa forma, a percepção do projeto de texto, a clareza com que é possível reconhecer que esse texto foi pensado e organizado antes mesmo de ser escrito, é essencial para a avaliação nesta Competência.

Manual de correção de redação - Competência 3
<https://download.inep.gov.br/educacao_b ... ncia_3.pdf> Acesso em 03/03/2021
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:arrow: "É papel do corretor estabelecer conexões entre as ideias do meu texto"
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Checagem: MITO
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Consideramos com um bom desenvolvimento aquela redação em que as informações, os fatos e as opiniões são desenvolvidos em todo o texto e que, em nenhum momento, deixam para o leitor a tarefa de fazer as relações entre as informações, fatos e opiniões.

Manual de correção de redação - Competência 3
<https://download.inep.gov.br/educacao_b ... ncia_3.pdf> Acesso em 03/03/2021
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Competência 4

:arrow: "É necessário iniciar todas as frases e todos os parágrafos com conectivos"
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Checagem: MITO
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Nível 5 (nota 200): presença expressiva de elementos coesivos inter e intraparágrafos, havendo elemento coesivo de tipo “operador argumentativo” entre parágrafos em, pelo menos, 02 momentos do texto e, pelo menos, 01 elemento coesivo de qualquer tipo dentro de todos os parágrafos.

Manual de correção de redação - Competência 4
<https://download.inep.gov.br/educacao_b ... ncia_4.pdf> Acesso em 04/03/2021 (adaptado)
Cabe ressaltar, porém, que é recomendável utilizar mais do que a quantidade mínima por garantia.
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:arrow: "Repetições podem não ser penalizadas, se não aparecerem em excesso"
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Checagem: VERDADE
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Nível 5 (nota 200): raras ou ausentes repetições.

Manual de correção de redação - Competência 4
<https://download.inep.gov.br/educacao_b ... ncia_4.pdf> Acesso em 04/03/2021 (adaptado)
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:arrow: "Inadequações coesivas podem não ser penalizadas, se não aparecerem em excesso"
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Checagem: NÃO É BEM ASSIM
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Nível 5 (nota 200): sem inadequação.

Manual de correção de redação - Competência 4
<https://download.inep.gov.br/educacao_b ... ncia_4.pdf> Acesso em 04/03/2021 (adaptado)
Em teoria, nenhuma inadequação deveria ser tolerada; na prática, entretanto, isso depende da leitura atenta do corretor.
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Competência 5

:arrow: "Deve-se elaborar duas propostas de intervenção"
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Checagem: MITO
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Dessa forma, se o texto apresentar mais de uma proposta de intervenção, deve ser avaliada somente a mais completa delas.

Manual de correção de redação - Competência 5
<https://download.inep.gov.br/educacao_b ... ncia_5.pdf> Acesso em 04/03/2021
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:arrow: "O corretor pode anular a ação da minha proposta"
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Checagem: VERDADE
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Na avaliação da proposta de intervenção, a ação equivale a 1 elemento válido, desde que tenha caráter interventivo. Ações que se distanciam desse caráter serão consideradas “elemento nulo”, que se caracteriza por ser uma tentativa mínima de propor uma intervenção. Esse elemento não é contabilizado na contagem dos elementos válidos para atribuição de nível à proposta, pois se trata de uma ação normalmente pouco interventiva, muito genérica ou vaga.

Manual de correção de redação - Competência 5
<https://download.inep.gov.br/educacao_b ... ncia_5.pdf> Acesso em 04/03/2021
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:arrow: "O corretor pode anular o agente da minha proposta"
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Checagem: VERDADE
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Quando o agente é expresso por termos que não permitem a precisa identificação do ator social indicado para a execução da ação, ele deve ser considerado “elemento nulo”, o qual não é contabilizado na contagem dos elementos válidos para atribuição do nível da Matriz.

Manual de correção de redação - Competência 5
<https://download.inep.gov.br/educacao_b ... ncia_5.pdf> Acesso em 04/03/2021
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:arrow: "O corretor pode anular o meio ou o efeito da minha proposta"
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Checagem: MITO
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Na avaliação da proposta de intervenção, o modo/meio equivale a 1 elemento válido, independentemente de quantos ou quais deles sejam identificados em uma mesma proposta. É importante lembrar que não existe modo/meio considerado elemento nulo.
(...)
Na avaliação da proposta de intervenção, o efeito equivale a 1 elemento válido, independentemente de quantos ou quais deles sejam identificados em uma mesma proposta. Tal como o modo/meio, não há efeito considerado elemento nulo.

Manual de correção de redação - Competência 5
<https://download.inep.gov.br/educacao_b ... ncia_5.pdf> Acesso em 04/03/2021
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Cabe ressaltar, porém, que eu, Felipe, posso anular o meio ou efeito nas minhas correções, com o objetivo de contribuir para o seu aprendizado. Mas fique tranquilo(a) em relação aos corretores do ENEM.
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:arrow: "Propostas de intervenção com estruturas condicionais são penalizadas"
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Checagem: VERDADE
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A proposta de intervenção avaliada no nível 2 é aquela que apresenta apenas 2 elementos válidos ou que, apesar de apresentar 2 ou mais elementos válidos, é escrita por meio de estruturas condicionais.

Manual de correção de redação - Competência 5
<https://download.inep.gov.br/educacao_b ... ncia_5.pdf> Acesso em 04/03/2021
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Qualquer dúvida, pode me chamar (@Felipe082).
Avatar do usuário
Por francis
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#55555
uau, que tópico perfeito!

Experimente corrigir uma redação para ver como você aprenderá MUITO mais...
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