Diante desse cenário, cabe ressaltar que a ausência de uma educação básica com ênfase na importância da empatia é um grande impulsionador dessa problemática. Segundo o filósofo Emile Durkheim, o fato social é a maneira coletiva de agir e pensar. Nesse sentido, um jovem que durante sua vida escolar não tenha estudado sobre a relevância de compreender o outro tende a reproduzir um comportamento egoísta, tal como proposto por Emile Durkheim. Em síntese, faz-se mister a quebra desse ciclo.
Por conseguinte, manifestam-se altos índices de violência no Brasil. Conforme dados publicados pelo site "Gênero e Número", nove estados da Federação registraram crimes de ódio contra a orientação sexual. Nessa perspectiva, é necessário entender que o indivíduo, cuja vida tenha sido marcada pela escassez de empatia, cometerá delitos contra pessoas com características diferentes das suas.
Portanto, o Ministério da Educação, a fim de mitigar os efeitos da falta de empatia, deve, por intermédio de parcerias com os meios de comunicação de massa, como portal de notícias "G1" e a revista "Veja", promover campanhas publicitárias nas escolas e nas ruas a respeito da importância que a compreensão dos problemas de outras pessoas é importante para o convívio em sociedade. Desse modo, a falta de empatia nas interações humanas ocorrerá apenas na dramaturgia.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 188
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 176
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 164
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 188
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 184
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.