Nessa perspectiva, relacionando ao parágrafo anterior, é notório que sem o investimento necessário para contribuir com o avanço do sistema de saúde, a democratização desse direito torna-se inalcançável, no Brasil. À vista disso, segundo a Geografia, “Superpovoamento” é o termo dado à desproporcional relação entre a população, de uma região, e os recursos oferecidos pelo Estado. Dessa forma, é visível que essa ideia se aplica diretamente à realidade do País, visto que o corpo social, geralmente, não consegue usufruir das ínfimas estruturas médicas existentes. Logo, a falta de médicos e unidades hospitalares podem propiciar os brasileiros a fazerem escolhas errôneas, que podem até agravar as enfermidades existentes, como a automedicação.
Ademais, é válido salientar que mesmo existindo o direito à saúde, a marginalização de grupos sociais, como os de menor renda financeira, contribui para uma difícil democratização efetiva desse direito. Sendo assim, no decorrer da literatura infantojuvenil brasileira, "Chico Bento”, escrito por Mauricio de Sousa, é exibido a discrepância social vivida pelo personagem, morador do interior, “Chico”, em relação a seus amigos da cidade. Dessarte, ainda sendo uma ficção, Maurício de Sousa expõe a banalização ,por parte do País, sobre esse grupo. Assim sendo, é inegável afirmar que o sistema de saúde presente nessas regiões menos favorecidas é extremamente precário, tornando, assim, os moradores rurais alvos de doenças proeminentes.
Portanto, para suprir a falta da democratização, o Ministério da Saúde, agente responsável pela saúde pública do País, deve, com o uso dos orçamentos recolhidos dos impostos, direcionar um maior investimento financeiro para a infraestrutura da saúde pública. Assim, essa ação tem como objetivo oferecer o acesso à saúde de maneira homogênea, ou seja, de forma que todos os cidadãos possam usar permanentemente o sistema de saúde nacional. Além disso, o Ministério da Saúde, deve, também, contribuir com o envio, semanal, de equipes médicas para as zonas rurais, colaborando para a proteção dos grupos rurais e para o acesso democrático de tal direito relatado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.