No documentário "A realidade do saneamento básico no Brasil: documentário com os embaixadores do Instituto Trata Brasil", evidencia como a falta de saneamento, é um causador de várias doenças, principalmente nas regiões periféricas, doenças como cólera, leptospirose, hepatite A, várias verminoses, entre outros. Durante o documentário há muitas entrevistas, com moradores que sofrem essa problemática e especialistas em saúde e meio ambiente reafirmando que a falta de saneamento afeta a saúde e mio ambiente, e como o Governo gasta dinheiro mais em como resolver as consequências, do que na prevenção destes fatos.
A negligência governamental, com o saneamento básico no Brasil é algo notável, esta pauta esta em lei, é uma responsabilidade a universalização do saneamento, tendo em vista que isso não é uma realidade, o cidadão não tem todos os seus direitos cumpridos. Segundo o documentário citado anteriormente, é mostrado e falado por especialistas, como o Estado investe na saúde pública, para esses moradores que sofrem com a falta de saúde, que esses locais sem saneamento provocam, ao em vez de investir na solução do real problema, a falta de saneamento.
Fica clara, portanto, a necessidade da implantação de uma fiscalização, pelo Ministério do Meio Ambiente junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional, a partir de um aplicativo de denúncias acessível, a também população pobre e mais afetada, juntamente com uma equipe de especialistas em saneamento, planejar e efetuar ações que resolvam a situação de cada região, ações como o aumento das áreas permeáveis nas cidades, abastecimento de água potável, limpeza urbana, drenagem e manejo das águas pluviais. E então através destas medidas, mostrar aos governantes que o saneamento básico é de extrema importância para o país, e perceba que o básico, realmente precisa de investimento.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.