Por AndroidCjx
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#54796
Preconceito com a mente

O Brasil é, estatisticamente, o país com o maior florescimento de casos de depressão em toda a América Latina. Curiosamente, problemas como este são verdadeiros tabus dentro da esfera popular, considerados por muitos como mera "frescura".
Pode-se dizer que tal pensamento é puro reflexo da história e cultura do país, uma nação explorada que valorizava sobretudo o trabalho braçal; junto de um modo economicamente miserável de se viver, que não mudou muito no século XX, nem no XXI. O brasileiro que vive dentro dessa realidade não aceita doenças que não sejam graves e empíricas, e não enquadrando "doenças mentais" dentro dessa cosmovisão, ele simplesmente as rejeita. Às vezes rejeita que ele próprio seja vítima de uma delas.
Se o cenário é pouco favorável, não podemos deixar de agir. Uma eficaz maneira de mudar a realidade que assola nosso país pode estar abaixo de nossos narizes: as crianças e jovens. Educando-os com as corretas e verdadeiras informações científicas à respeito do assunto, podemos esperar que as atuais e futuras gerações tenham consciência do problema. E quem sabe, levando estas informações às suas famílias, ajudem a quebrar este dogma ensandecedor de muitos, de que doenças mentais não existem.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Por AndroidCjx
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#54890
Alguém que corrigir minha redação poderia me dizer o intervalo de pontos que posso tirar no ENEM 2020?
Ex: De 700-800 pontos.
0
Por AndroidCjx
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#54891
@Felipe082, o senhor poderia corrigir minha redação?
Não sei ao certo como funcionam as coisas nesta comunidade, mas admirei suas últimas correções; extremamente criteriosas.
0
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Por Felipe082
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#54893
Sim, claro! Obrigado pelos elogios à minha correção! Qualquer dúvida sobre a plataforma, fique à vontade para me perguntar ;)
0
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Por Felipe082
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#55282
Miniglossário
Desvio: problema de gramática ou de convenções de escrita.
Falha: problema de estrutura sintática.
Inadequação: problema de coesão.
Monobloco: redação constituída por um único parágrafo, configurando um bloco maciço de períodos sem qualquer organização paragráfica identificável.
Operadores argumentativos: elementos que são responsáveis pelo encadeamento dos enunciados, estruturando o texto e determinando a orientação argumentativa.
Parte embrionária: introdução, argumentação ou conclusão muito curta devido a sua pouca produção.
Sem direção: redação que apresenta informações, fatos e opiniões de forma caótica ou desconexa, isto é, um aglomerado de palavras, frases ou ideias que não se articulam entre si em defesa de um ponto de vista.
...
...
Correção da redação
Usuário(a): @AndroidCjx

Tipo de correção:
(X) Detalhada
(X) Completa

Legenda:
desnecessário ou redundante
(elementos da proposta de intervenção)
erro correção
linguagem confusa
mandou bem
"melhorável" sugestão
(w): observação
repetição

O Brasil é, estatisticamente, o país com o maior florescimento de casos de depressão em toda a América Latina (1). Curiosamente, problemas como este esse são verdadeiros tabus dentro da esfera popular, considerados por muitos como mera "frescura".
Pode-se dizer que tal pensamento é puro reflexo da história e da cultura do país, uma nação explorada que valorizava sobretudo o trabalho braçal; junto, além de um modo economicamente miserável de se viver, que não mudou muito no século XX, nem no XXI. O brasileiro que vive dentro dessa realidade não aceita doenças que não sejam graves e empíricas, e, não enquadrando por não enquadrar "doenças mentais" dentro dessa cosmovisão, ele simplesmente as rejeita. Às vezes rejeita que ele próprio seja vítima de uma delas. (2)
Se o cenário é pouco favorável, não podemos (3) deixar de agir. Uma eficaz maneira de mudar a realidade que assola nosso país pode estar abaixo de nossos narizes (4): as crianças e os jovens. Educando-os com as corretas e verdadeiras informações científicas à a respeito do assunto (ação), podemos esperar que as atuais e futuras gerações tenham consciência do problema (finalidade). E, quem sabe, levando estas essas informações às suas famílias, elas ajudem a quebrar este esse dogma ensandecedor de muitos, de que doenças mentais não existem (detalhamento) (5).

(1) É preciso comprovar essa afirmação.
(2) Só há um parágrafo de desenvolvimento. Deve haver dois, cada um com um argumento central diferente. Além disso, é recomendável que sejam utilizados repertórios socioculturais (citações filosóficas, dados estatísticos, referências "pop"...) para embasar o seu ponto de vista. A menção ao passado colonial brasileiro até se aproxima de uma alusão histórica, mas carece de mais detalhes: como era o trabalho braçal? Como era o modo econômico?
(3) A primeira pessoa do plural não é proibida no ENEM, mas sugiro que você evite-a.
(4) Evite coloquialidades.
(5) Faltaram o agente (quem vai fazer) e o meio (como fazer) à sua proposta. Um projeto de solução completo deve ter ação, agente, meio, finalidade e detalhamento.

Observações:

Notas:
C1 - 160
Justificativa: há poucos desvios gramaticais. Você escreve bem, parabéns!
C2 - 120
Justificativa: procure utilizar mais repertórios.
C3 - 80
Justificativa: organize o texto conforme o exame exige, com dois parágrafo de desenvolvimento que contenham, cada um, um argumento central.
C4 - 120
Justificativa: articulação relativamente boa, sem inadequações. É necessário, porém, utilizar mais conectivos.
C5 - 120
Justificativa: proposta com três dos cinco elementos necessários.

Total - 600
Continue praticando!!! Conte comigo para melhorar!!!


Referências
Material de leitura dos corretores do ENEM: apostila-manual-de-leitura-dos-corretor ... 15107.html

...
Se puder, doe para o projeto, por favor: donation/index.html
Os usuários que contribuírem terão benefícios no meu sistema de correções.

...
Ei, que tal agora corrigir os textos de outras pessoas? Continue este ciclo!
Você pode consultar a tabela oficial dos corretores do ENEM no link abaixo:
apostila-manual-de-leitura-dos-corretor ... 15107.html
0
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Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#55284
Materiais de apoio sugeridos para você:

Competência 1
Exercícios diagnósticos com gabarito - Descubra suas dificuldades: exercicios-diagnosticos-com-gabarito-de ... 29204.html
Pronomes demonstrativos: pronomes-demonstrativos-c1-t15055.html

Competência 2
Repertório sociocultural: repertorio-sociocultural-c2-t15074.html
Tipo dissertativo-argumentativo: tipo-dissertativo-argumentativo-c2-t15073.html

Competência 3
Projeto de texto: projeto-de-texto-c3-t15094.html

Competência 4
Mecanismos coesivos: mecanismos-coesivos-c4-t15139.html

Competência 5
Proposta de intervenção: proposta-de-intervencao-c5-t15145.html

Competências 2 e 3
Elaboração da contextualização e da tese (opcional): elaboracao-da-contextualizacao-e-da-tes ... 15078.html

Bons estudos! ;)
0
Por AndroidCjx
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#55312
@Felipe082, Obrigado! Infelizmente minha redação passou longe do esperado por mim, vou torcer para que os redatores dêem a ela uma pontuação igual ou superior à sua 😐
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