Em primeiro lugar, convém ressaltar que, no Brasil, não existe uma problematização chamativa dos crimes de abuso sexual infantil como deveria. Segundo a Constituição Federal, é dever da sociedade - civil e estatal- assegurar as crianças o direito à vida, liberdade e ao respeito. Contudo, observa-se que essa legislação não é seguida por muitas pessoas, haja vista a violência sexual praticada e omissa, a qual não é questionada como deveria no meio social. Diante desse fato angustiante, medidas são necessárias para sanar essa problemática na vida das crianças.
Além disso, cabe ressaltar que o abuso sexual infantil é um estigma na sociedade brasileira e a escola tem papel fundamental- na identificação e no seu combate. Como dizia a educadora americana Claire Fagin,"O conhecimento lhe dará a oportunidade de fazer diferença". Nesse contexto, vê-se que discutir sobre os parâmetros dos abusos sexuais pode amenizar os casos de violência contra crianças, pois elas saberão a importância de dialogar com adultos quando sofrerem alguma ameaça. No entanto, a nação brasileira ainda interpreta esse tipo de abordagem como um escape para a erotização precoce dos infantes, o que prejudica a comunicação social. Desse modo, se faz necessário que escolas debatem sobre o abuso infantil para identificar essa inconveniente situação.
Enfim, com o empenho do Governo Federal , e das escolas conscientizando a população sobre o abuso sexual infantil terá uma diminuição nos casos relatados e assim assegurando a integridade física e psicológica das crianças brasileiras.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.