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Por juliacosta
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A Fala Que Exclui


O Preconceito Linguístico se deve ao ódio e repulsa de uma pessoa por falar de um jeito “diferente” denominado por ela própria. Um exemplo sendo paulistas acharem o sotaque nordestino estranho e fazerem piadas depreciativas com a comunicação da pessoa.

Na descoberta do Brasil, onde cada povo com culturas diferentes, foram colonizando as regiões do país, a fala foi se diferenciando de outra. O problema foi quando a população distinguiu o que seria um sotaque bonito, inferiorizando os outros.

A mídia tem uma grande parcela de culpa, ao fazer graça com expressões ou então exibi-las sem nenhum pudor. Um acontecimento recente foi no reality show “Big Brother Brasil” onde uma participante de Curitiba dizia ser mais educada que a outra por ter vindo do Sul e ela da Paraíba(Nordeste) e outros moradores da casa riram, concordando indiretamente com a fala. É muito sério uma emissora grande, como a Globo, não tomar uma atitude contra esse tipo de comportamento pois pessoas com menos informações propagam o pensamento e o preconceito continua se espalhando.

Outra consequência, além de piadas, são as exclusões sociais. Indivíduos que não fazem mais parte de grupo de amigos ou então não são selecionados para um trabalho por causa de sua fala. Se reparar bem, as pessoas que mais sofrem com isso são nordestinos, centro-oestino e nortistas, e isso acontece pois os Sudestinos e Sulistas foram acostumados a ter um sotaque mais bonito que os outros e assim, não sofrem uma exclusão da mesma proporção que as outras regiões brasileiras.

Cabe aos órgãos do Governo e as grandes emissoras de televisão aberta, para alcançar mais pessoas, fazerem publicidades e incentivarem a população brasileira do quão abominável essa atitude é. Com isso, espera-se que a sociedade mude seu comportamento e o preconceito linguístico desapareça ao longo dos anos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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