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Por EduardaBeatriz
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De modo ficcional, o filme "O espetacular Homem-Aranha" retrata sobre um adolescente com superpoderes que combate o crime na sua cidade. Entretanto, na realidade, os jovens são os que mais contribuem com o aumento da criminalidade. Com isso, urge análise do papel familiar e escolar para combater tal problemática.

Nesse contexto, é lícito destacar que o abandono afetivo familiar provoca a falta de orientação sobre como agir corretamente na sociedade. À luz dessa perspectiva, segundo o ativista Martin Luther King "a violência cria mais problemas sociais do que resolve" e, consequentemente, os jovens que não são orientados à agir de acordo com a lei do país, na maioria dos casos, são marginalizados. Sendo assim, é de suma importância que eles recebam o apoio da família para que não sejam submetidos a realizarem crimes e corrompidos pela violência

Ademais, vale postular que o ambiente escolar exerce um papel importante para combater o aumento do crime entre os adolescentes brasileiros. A partir disso, de acordo com o líder político Nelson Mandela " a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo" notando-se, assim, que os responsáveis pelos menores de idade devem incentiva-los a frequentarem constantemente a escola para um melhor desenvolvimento educacional. Logo, é fundamental a presença de profissionais da rede de ensino qualificados e capazes de ajudar os estudantes a evitarem as práticas criminais.

Portanto, diante das questões supramencionadas, é essencial a criação de resoluções. Nesse âmbito, cabe ao Ministério da Educação (MEC)-responsável pela qualidade educativa dos brasileiros- incentivar os jovens a desviarem do caminho da criminalidade por meio de debates semestrais ministrados por educadores que também realizem palestras sobre as consequências negativa da violência no ambiente escolar. Dessa forma, a finalidade é construir uma geração que obtenha um posicionamento contra os crimes de maneira análoga ao que ocorre com personagem do filme "O espetacular Homem-Aranha".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 105

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 130

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 130

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 130

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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