Sob esse viés, vale salientar a falta de incentivo dos pais como impulsionador desse problema. Segundo o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. Contudo, ao se trazer esse pensamento para o cenário brasileiro, percebe-se que a leitura no ambiente familiar não é incentivada, pois muitos pais negligenciam investir em recursos como livros didáticos, livros literários, gibis e materiais de leitura para os filhos. Desse modo, constata-se que o papel passivo exercido pelos responsáveis ao negar o acesso a leitura, corrobora para esse revés.
Ademais, vale ressaltar a mentalidade capitalista das empresas. Segundo karl Liebknecht, político e dirigente socialista alemão, a lei básica do capitalismo é "Você ou eu" e não "Você e eu". Nesse sentido, a excessiva busca pelo dinheiro fez muitas empresas desenvolverem uma postura individualista que só busca gerar riquezas, sem se importarem com as condições sociais da classe social baixa. E no Brasil isso é visível, visto que muitas lojas e empresas adotam preços além do que as pessoas podem pagar. Com isso, fica evidente que algumas empresas detém um olhar voltado apenas para o dinheiro, o que dificulta o acesso a literatura nesse contexto.
Portanto, cabe a Secretária de Alfabetização que por meio de palestras em escolas, apresentem aos pais a importância de incentivar a leitura dos filhos em casa, bem como distribuir livros infantis e materiais literários. Além disso, o Ministério da Educação deve criar parceirias com empresas fornecedoras de livros, a fim de baixar os preços e deixá-los acessíveis para todos. Desse modo, tais ações contribuem para que o acesso a literatura seja efetivo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.