Por Victorpie
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#55219
atualmente, é difícil estabelecer com precisão quanto em dinheiro o país perde com a pirataria e o contrabando, já que se trata de atividades ilícitas cujos os envolvidos procuram se esconder. Nesse contexto, pode-se dizer que a sociedade brasileira não tem consciência de que o que pode parecer uma " pequena infração "trás grandes prejuízos ao país, levando-o a uma degeneração da segurança pública. Sendo assim, é necessário combater a pirataria e o contrabando na sociedade brasileira.

Em primeiro lugar, é preciso ressaltar que a pirataria e o contrabando prejudicam muito as empresas de grande, médio e pequeno porte. Exemplo disso, são as empresas de jogos eletrônicos, com mais de 630 mil títulos falsificados no Brasil em 2012, com o console PS2 sendo o mais afetado pela pirataria. Assim, o combate a essa falsificação trará mais produção, empregos e lucros para essas empresas.

Ademais, vale ressaltar, também, que a perda de dinheiro com contrabando e pirataria no Brasil já passa de bilhões. Segundo o Presidente do conselho nacional de combate a pirataria - Luciano Tim, o contrabando de produtos piratas gera uma perda de R$20 bilhões por ano no Brasil. Com isso, é fato que, a segurança nacional ainda está longe de se considerar eficiente contra esse problema.

Torna-se evidente, portanto, que a questão é grave e precisa de um olhar mais cuidadoso do país. O Governo Federal por meio de
Maximização do uso de procedimentos eletrônicos, a fim de facilitar, dinamizar e otimizar o fluxo do comércio nacional. Para assim diminuir o prejuízo causado pelo grande índice de contrabando e pirataria no território brasileiro.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. O texto não defende ponto de vista a respeito do tema proposto e/ou apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema, superficiais ou incoerentes.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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Por Gabriell1202
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#89140
C1-160- Possui alguns desvios gramaticais ao longo do texto, início de parágrafo sempre letra maiúscula- Atualmente
verbo trazer- conjugado de maneira incorreta- Traz
Levando à uma degeneração da segurança pública- Crase
Maximização em minúsculo
C2- ótimo entendimento do tema
C3- argumentação rasa, poderia ter explorado um pouco mais, caso Enem, seria considerada insuficiente
C4-possui poucos recursos coesivos e apresenta parágrafos mal articulados
C5-Não possui retomada da tese e ficou confuso
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