Avatar do usuário
Por Juliaf25
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#54416
Embora o 6° artigo da Constituição Federal de 1988 assegure o acesso à educação como direito de todos os cidadãos, não há cumprimento dessa garantia, principalmente no que diz respeito à alfabetização. Isso ocorre devido à falta de debates sobre esse tema e à insuficiência legislativa no país.
Primeiramente, é preciso salientar que o silenciamento é uma causa latente do problema. Segundo Habermas, a linguagem é uma verdadeira forma de ação. Entretanto, há uma lacuna na discussão sobre os índices de analfabetismo, o qual é tratado como uma adversidade já resolvida, o que torna sua resolução ainda mais dificultada.
Em segundo plano, a violação desse direito da população brasileira por parte da escassez de leis aumenta a desigualdade de social no país, uma vez que pessoas analfabetas encontram dificuldade no mercado de trabalho. De acordo com a pensadora Hannah Arendt , a essência dos Direitos Humanos é o direito a ter direitos. Dessa forma, o governo não tem cumprido seu papel no sentido de reverter essa complexa problemática.
Portanto, uma intervenção faz-se necessária. Para isso, é preciso que o Ministério da Educação invista massivamente em campanhas de alfabetização nas escolas. Tais eventos podem ocorrer à noite ou nos fins de semana com a presença de professores especialistas no assunto. Esses eventos também devem ser abertos à comunidade a fim de que mais pessoas possam participar e compreender a importância da alfabetização no Brasil. A partir disso, as metas de alfabetização propostas poderão ser alcançadas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#55177
Miniglossário
Desvio: problema de gramática ou de convenções de escrita.
Falha: problema de estrutura sintática.
Inadequação: problema de coesão.
Monobloco: redação constituída por um único parágrafo, configurando um bloco maciço de períodos sem qualquer organização paragráfica identificável.
Operadores argumentativos: elementos que são responsáveis pelo encadeamento dos enunciados, estruturando o texto e determinando a orientação argumentativa.
Parte embrionária: introdução, argumentação ou conclusão muito curta devido a sua pouca produção.
Sem direção: redação que apresenta informações, fatos e opiniões de forma caótica ou desconexa, isto é, um aglomerado de palavras, frases ou ideias que não se articulam entre si em defesa de um ponto de vista.
...
...
Correção da redação
Usuário(a): @Juliaf25

Tipo de correção:
(X) Detalhada
(X) Completa

Legenda:
desnecessário ou redundante
(elementos da proposta de intervenção)
erro correção
linguagem confusa
mandou bem
"melhorável" sugestão
(w): observação
repetição

Embora o 6° artigo da Constituição Federal de 1988 assegure o acesso à educação como direito de todos os cidadãos (1), não há cumprimento dessa garantia na prática, principalmente no que diz respeito à alfabetização (2). Isso ocorre devido à falta de debates sobre esse tema e à insuficiência legislativa no país (3).
Primeiramente, é preciso salientar que o silenciamento é uma causa latente do problema. Segundo Habermas, a linguagem é uma verdadeira forma de ação (4). Entretanto, há uma lacuna na discussão sobre os índices de analfabetismo, o qual é tratado (5) os quais são tratados como uma adversidade já resolvida (6), o que torna sua resolução ainda mais dificultada. (7)
Em segundo plano, a violação desse direito da população brasileira por parte da escassez de leis aumenta a desigualdade de social no país, uma vez que pessoas analfabetas encontram dificuldade no mercado de trabalho (8). De acordo com a pensadora Hannah Arendt, a essência dos Direitos Humanos é o direito a ter direitos (9). Dessa forma (10), o governo não tem cumprido seu papel no sentido de reverter essa complexa problemática.
Portanto, uma intervenção faz-se necessária (11). Para isso, é preciso que o Ministério da Educação (agente) invista massivamente em campanhas de alfabetização nas escolas (ação). Tais eventos podem ocorrer à noite ou nos fins de semana com a presença de professores especialistas no assunto (detalhamento). Esses eventos também devem ser abertos à comunidade a fim de que mais pessoas possam participar e compreender a importância da alfabetização no Brasil (finalidade) (12). A partir disso, as metas de alfabetização propostas poderão ser alcançadas (13).

Observações:
(1) Bom repertório!
(2) Desenvolva um pouco mais a problematização.
(3) Muito bem! Antecipar seus argumentos fortalece o projeto de texto.
(4) Repertório pouco produtivo.
(5) Nesse caso, é preferível que o pronome relativo concorde com "índices de alfabetização", no plural. No entanto, como não tenho certeza se o singular está errado, não vou contar como um desvio.
(6) O que te levou a essa conclusão?
(7) De preferência, conclua o parágrafo com um fechamento crítico.
(8) Desenvolva mais essa ideia.
(9) Repertório pouco produtivo.
(10) Você não partiu do raciocínio anterior para fazer essa inferência.
(11) De preferência, retome a sua tese aqui.
(12) Faltou o meio à proposta. Ressalto, porém, que sua solução foi muito bem elaborada, parabéns!
(13) De preferência, retome um repertório aqui.

Notas:
C1 - 200
Justificativa: não há desvios gramaticais, tampouco falhas na estrutura sintática. Você escreve super bem. Parabéns!!!
C2 - 160
Justificativa: não há nenhum repertório produtivo. O da introdução talvez pudesse ser contado, mas não dependa dele.
C3 - 160
Justificativa: há pequenos problemas na argumentação e no projeto de texto.
C4 - 200
Justificativa: excelente articulação.
C5 - 160
Justificativa: proposta com quatro dos cinco elementos necessários.

Total - 880
Você arrasou!!! Conte comigo para chegar ao 1000!!!


Referências
Material de leitura dos corretores do ENEM: apostila-manual-de-leitura-dos-corretor ... 15107.html

...
Se puder, doe para o projeto, por favor: donation/index.html
Os usuários que contribuírem terão benefícios no meu sistema de correções.
0
Avatar do usuário
Por Juliaf25
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#55181
Obrigada pela correção @Felipe082!
Realmente estou tendo dificuldade em embasar os repertórios e argumentar. Pensei no limite de 30 linhas, por isso não complementei algumas partes do texto.
0
Avatar do usuário
Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#55182
Por nada! Eu te entendo. Às vezes é difícil construir uma argumentação embasada e completa que não ultrapasse o limite de linhas. Mas fica tranquila: você já está no caminho certo. Só precisa ajustar alguns detalhes.
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
339 Exibições
por Joeliton
0 Respostas 
398 Exibições
por KethSilva00
0 Respostas 
167 Exibições
por sabsroli
4 Respostas 
202 Exibições
por Thalya17
0 Respostas 
97 Exibições
por alunakiara
1 Respostas 
85 Exibições
por Lauany25
0 Respostas 
94 Exibições
por jsskana
0 Respostas 
73 Exibições
por leon8rdo
0 Respostas 
40 Exibições
por Annyyyy
1 Respostas 
192 Exibições
por Dmv1232

O texto precisa ter uma sequência na aprese[…]

A transparência pública se tornou um […]

Durante o ano de 2023, devido ao aumento de assalt[…]

“O maior erro que um homem pode cometer &eac[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM