Primeiramente, é preciso salientar que o silenciamento é uma causa latente do problema. Segundo Habermas, a linguagem é uma verdadeira forma de ação. Entretanto, há uma lacuna na discussão sobre os índices de analfabetismo, o qual é tratado como uma adversidade já resolvida, o que torna sua resolução ainda mais dificultada.
Em segundo plano, a violação desse direito da população brasileira por parte da escassez de leis aumenta a desigualdade de social no país, uma vez que pessoas analfabetas encontram dificuldade no mercado de trabalho. De acordo com a pensadora Hannah Arendt , a essência dos Direitos Humanos é o direito a ter direitos. Dessa forma, o governo não tem cumprido seu papel no sentido de reverter essa complexa problemática.
Portanto, uma intervenção faz-se necessária. Para isso, é preciso que o Ministério da Educação invista massivamente em campanhas de alfabetização nas escolas. Tais eventos podem ocorrer à noite ou nos fins de semana com a presença de professores especialistas no assunto. Esses eventos também devem ser abertos à comunidade a fim de que mais pessoas possam participar e compreender a importância da alfabetização no Brasil. A partir disso, as metas de alfabetização propostas poderão ser alcançadas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.