Primeiramente ,vale ressaltar que uma das causas latentes para esse problema é a falta de representação social . Segundo o filósofo Pierre Bourdieu, o que foi criado como instrumento de democracia jamais deve ser revertido como ferramenta de opressão. À luz dessa perspectiva, é claro que os meios de representação de uma sociedade -como séries televisivas ,novelas e revistas de moda - estão por oprimir a comunidade deficiente ,já que dificilmente se vê personagens de novelas ou modelos deficientes representando os próprios . Logo ,entende-se que a falta de representatividade corrobora para o quadro deletério da visão de inferioridade social de indivíduos portadores de deficiências.
Ademais, outro elemento para configuração dessas adversidades é a falta de inclusão social. De acordo com o pensador Lévis-Strauss, a interpretação adequada de coletivo ocorre por meio do entendimento das forças que estruturam a sociedade ,como eventos históricos e relações sociais. Sob esse viés, é indiscutível que tal panorama serve como explicação para a falta de inclusão social de deficientes no país ,haja vista que a sociedade historicamente marginaliza minorias ,o que acaba por promover a falta de apoio da população e do Estado aos deficientes - como a falta de estrutura adequada para acomodar esses de forma eficiente- , dificultando sua participação plena no corpo social.
Portanto ,uma intervenção faz-se necessária . É papel do Ministério da Educação em parceria com a ANCINE promover, por meio de verbas governamentais, curta-metragens que incluam pessoas deficientes em sua narrativa ,os quais deverão passar obrigatoriamente em todas as escolas e canais de televisão aberta do país, a fim de aumentar a representatividade e promover a inclusão social desses indivíduos . Dessa maneira, casos como o de Augusto Waters jamais acontecerão novamente.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.