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Por Nicole18
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#54718
No filme "A culpa é das estrelas" ,é possível observar o caso do personagem Augustus Waters e o constante preconceito que esse sofria em seu cotidiano por ser deficiente de uma das pernas ,como por exemplo, ser considerado incompleto e inferior às demais pessoas. Fora da ficção ,é certo que o caso mencionado se assemelha com a realidade de muitos deficientes no país ,já que assim como Augustus, essas pessoas sofrem diariamente com a discriminação e um olhar de inferioridade pela sociedade . Nesse sentido, em razão de uma falta de representatividade e de uma inclusão social lacunar emerge um problema complexo que precisa ser revertido.

Primeiramente ,vale ressaltar que uma das causas latentes para esse problema é a falta de representação social . Segundo o filósofo Pierre Bourdieu, o que foi criado como instrumento de democracia jamais deve ser revertido como ferramenta de opressão. À luz dessa perspectiva, é claro que os meios de representação de uma sociedade -como séries televisivas ,novelas e revistas de moda - estão por oprimir a comunidade deficiente ,já que dificilmente se vê personagens de novelas ou modelos deficientes representando os próprios . Logo ,entende-se que a falta de representatividade corrobora para o quadro deletério da visão de inferioridade social de indivíduos portadores de deficiências.

Ademais, outro elemento para configuração dessas adversidades é a falta de inclusão social. De acordo com o pensador Lévis-Strauss, a interpretação adequada de coletivo ocorre por meio do entendimento das forças que estruturam a sociedade ,como eventos históricos e relações sociais. Sob esse viés, é indiscutível que tal panorama serve como explicação para a falta de inclusão social de deficientes no país ,haja vista que a sociedade historicamente marginaliza minorias ,o que acaba por promover a falta de apoio da população e do Estado aos deficientes - como a falta de estrutura adequada para acomodar esses de forma eficiente- , dificultando sua participação plena no corpo social.

Portanto ,uma intervenção faz-se necessária . É papel do Ministério da Educação em parceria com a ANCINE promover, por meio de verbas governamentais, curta-metragens que incluam pessoas deficientes em sua narrativa ,os quais deverão passar obrigatoriamente em todas as escolas e canais de televisão aberta do país, a fim de aumentar a representatividade e promover a inclusão social desses indivíduos . Dessa maneira, casos como o de Augusto Waters jamais acontecerão novamente.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#55133
Miniglossário
Desvio: problema de gramática ou de convenções de escrita.
Falha: problema de estrutura sintática.
Inadequação: problema de coesão.
Monobloco: redação constituída por um único parágrafo, configurando um bloco maciço de períodos sem qualquer organização paragráfica identificável.
Operadores argumentativos: elementos que são responsáveis pelo encadeamento dos enunciados, estruturando o texto e determinando a orientação argumentativa.
Parte embrionária: introdução, argumentação ou conclusão muito curta devido a sua pouca produção.
Sem direção: redação que apresenta informações, fatos e opiniões de forma caótica ou desconexa, isto é, um aglomerado de palavras, frases ou ideias que não se articulam entre si em defesa de um ponto de vista.
...
...
Correção da redação
Usuário(a): @Nicole18

Tipo de correção:
(X) Detalhada
(X) Completa

Legenda:
desnecessário ou redundante
(elementos da proposta de intervenção)
erro correção
linguagem confusa
mandou bem
"melhorável" sugestão
(w): observação
repetição

No filme "A culpa é das estrelas", é possível observar o caso do personagem Augustus Waters e o constante preconceito que esse sofria em seu cotidiano por ser deficiente de uma das pernas, como por exemplo, ser - um exemplo disso é que ele era considerado incompleto e inferior às demais pessoas (1). Fora da ficção, é certo que o caso mencionado se assemelha assemelha-se com a realidade de muitos deficientes no país, já que, assim como Augustus, essas pessoas sofrem diariamente com a discriminação e um olhar de inferioridade pela sociedade (2). Nesse sentido, em razão de uma falta de representatividade e de uma inclusão social lacunar emerge um problema complexo que precisa ser revertido (3). (4)
Primeiramente, vale ressaltar que uma das causas latentes para esse problema é a falta de representação social. Segundo o filósofo Pierre Bourdieu, o que foi criado como instrumento de democracia jamais deve ser revertido como ferramenta de opressão (5). À luz dessa perspectiva Contrariando a ideia do pensador (6), é claro que os meios de representação de uma sociedade - como séries televisivas, novelas e revistas de moda - estão por oprimir oprimem a comunidade deficiente, já que (7) dificilmente se vê personagens de novelas ou modelos deficientes representando os próprios o grupo. Logo, entende-se que a falta de representatividade corrobora contribui (8) para o quadro deletério da (9) visão de inferioridade social de indivíduos portadores de deficiências (10). (11)
Ademais, outro elemento para configuração dessas que causa essas adversidades é a falta de inclusão social. De acordo com o pensador Lévis-Strauss, a interpretação adequada de coletivo ocorre por meio do entendimento das forças que estruturam a sociedade, como eventos históricos e relações sociais (12). Sob esse viés, (13) é indiscutível que tal panorama serve como explicação para a falta de inclusão social de deficientes no país, haja vista que a sociedade historicamente marginaliza minorias, o que acaba por promover promove a falta de apoio da população e do Estado aos deficientes (14) - como a falta de estrutura adequada para acomodar esses de forma eficiente- , dificultando sua participação plena no corpo social. (15)
Portanto, uma intervenção faz-se necessária (16). É papel do Ministério da Educação (agente), em parceria com a ANCINE (agente), promover, por meio de verbas governamentais (meio), curtas-metragens que incluam pessoas deficientes em sua narrativa (ação), os quais (17) deverão passar obrigatoriamente em todas as escolas e canais de televisão aberta do país (detalhamento), a fim de aumentar a representatividade e promover a inclusão social desses indivíduos (finalidade) (18). Dessa maneira, casos como o de Augusto Waters jamais acontecerão novamente deixarão de acontecer com tanta frequência (19).

Observações:
(1) Bom repertório!
(2) Ótima relação!
(3) Muito bem! Antecipar seus argumentos fortalece o projeto de texto.
(4) Introdução excelente, parabéns!
(5) Bom repertório!
(6) Cuidado para não estabelecer uma conexão equivocada entre as frases. O seu argumento é contrário à citação, e não complementar.
(7) Evite repetir o mesmo conectivo.
(8) confirmar = corroborar ≠ contribuir.
(9) Não precisa tentar parecer "chique". Às vezes menos é mais.
(10) Cuidado com a progressão temática. O fechamento ficou muito parecido com o tópico-frasal.
(11) Parágrafo muito bom.
(12) Repertório aceitável, mas um tanto genérico.
(13) "tal panorama" já faz referência à citação, salvo engano da minha parte. Não é necessário fazê-lo de novo. Fica redundante.
(14) Na minha opinião, faz mais sentido dizer que a falta de apoio promove a marginalização do que o contrário.
(15) Parágrafo satisfatório.
(16) De preferência, retome a sua tese aqui.
(17) É possível entender, mas a clareza poderia ser aprimorada.
(18) Proposta completa, parabéns!
(19) Excelente retomada! Eu só não seria tão otimista assim.

Notas:
C1 - 160
Justificativa: há poucos desvios gramaticais.
C2 - 200
Justificativa: há repertórios produtivos e um ótimo domínio do tipo textual.
C3 - 160
Justificativa: há pequenos problemas na argumentação. Ressalto, porém, que são quase irrelevantes e poderiam facilmente ser perdoados por um corretor do ENEM.
C4 - 160
Justificativa: seus deslizes nessa competência são, em geral, insignificantes; no D2, entretanto, você extrapolou um pouco na quantidade de repetições.
C5 - 200
Justificativa: proposta com todos os elementos necessários.

Total - 880
Você arrasou!!! Conte comigo para chegar ao 1000!!!


Referências
Material de leitura dos corretores do ENEM: apostila-manual-de-leitura-dos-corretor ... 15107.html

...
Se puder, doe para o projeto, por favor: donation/index.html
Os usuários que contribuírem terão benefícios no meu sistema de correções.

...
Ei, que tal agora corrigir os textos de outras pessoas? Continue este ciclo!
Você pode consultar a tabela oficial dos corretores do ENEM no link abaixo:
apostila-manual-de-leitura-dos-corretor ... 15107.html
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