Primordialmente, é importante destacar que de acordo com o artigo número 140 do Código Penal, estabelece uma pena de 1 á 3 anos de prisão, além de multa para injúrias motivadas por elementos referentes a raça, cor, etnia, religião, origem, entre outros. Devida a baixa quantidade de pessoas que pesquisam sobre o assunto fica mais difícil a divulgação do artigo, facilitando o aumento indescritível desse tipo de crime. Esse panorama lamentável acontece devido a falta de informação sobre tal assunto, evidenciando a xenofobia como brincadeira é eventualmente desconsiderando a gravidade do assunto.
Ademais, vale ressaltar que, de acordo com o site de notícias UOL os nordestino são principais vítimas de xenofobia no Brasil, vistos como mal educados e analfabetos pelos demais. Pessoalmente a xenofobia vai muito além do que falas e desrespeito contendo agressões, perseguições é até assassinatos em caso mais graves. Desse modo, contata-se que o desrespeito e a desinformação gera violência e falta de sabedoria sobre o assunto.
Portanto é mister que o estado tome providências para resolver o impasse, ou para melhorar o quadro atual. Para isso, faz -se imprescindível que as autoridades fiquem atentas e informem a população sobre o assunto por meio das redes por exemplo, deixando esse assunto mais conhecido e a população informada sobre tal crime, fazendo com que esse assunto deixe de ser um tabu é comece a ser discutido com mais frequência na sociedade. Somente assim a sociedade brasileira poderá caminhar para o combate e a completude da diminuição desse tipo de crime.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 60
Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.