Por Anaelly
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Em um episódio do desenho televisivo "Pica Pau" é abordado a punição de serviços comunitários para pessoas que descartam lixo de forma incorreta. Entretanto, o desenho foge da realidade uma vez que, a relação entre a responsabilidade social e os resíduos sólidos no Brasil está mais preocupante. Esse cenário se deve, não só pela ineficácia das medidas governamentais, como também, a não educação ambiental por parte da sociedade.
Primordialmente, cabe destacar a ineficiência das medidas governamentais. Isso ocorre, pela falta de investimento em infraestrutura, assim como, a má gestão do capital que é direcionado a questão da reciclagem dos resíduos sólidos, provocando a dificuldade em superar o problema. Logo, rompe o contrato social previsto pelo filósofo inglês Thomas Hobbes, o qual diz que o Estado tem o dever de manter o bem-estar social para que o caos não se instale. Posto isso, o impasse continua sem solução.
Outro sim, Vale ressaltar na educação ambiental por parte da sociedade. Neste viés, dramaturgo britânico Oscar Wilder, afirma que "A insatisfação é o primeiro passo para o progresso de uma nação". Tangente a isso, infere-se que o atual contexto ignorância com assunto está ligado ao fato da população não poder existir o seu direito de um ambiente menos poluído. Tal conjuntura, reflete-se
principalmente pela falta de projetos sociais que informam sobre o problema, bem como, o consumo não consciente do lixo por parte dos indivíduos.
Fica evidente, portanto, a necessidade de atenção a problemática. Para isso, o Estado- órgão responsável pela ordem social- deve criar um plano nacional para reverter o atual quadro deletério vivenciado pela relação entre a responsabilidade social e os resíduos sólidos no Brasil, mediante a reorganização orçamentária dos gastos públicos, com a finalidade de gerar melhorias a esse meio. Ademais, cabe as Escolas- órgão formador de opinião- promover o esclarecimento da população por meio de palestras e debates, afim de deixar claro os impactos negativos do problema em questão. Desse modo, espera-se que o impasse com o lixo descartado incorretamente seja, enfim, solucionado.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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