Antes de tudo, é importante salientar o conceito de sociabilidade violenta, trazida pelo sociólogo brasileiro Luiz Antônio Machado da Silva no século XX e que está ligada não só a criminalidade, mas também a segregação socioespacial. O primeiro caso se associa a má conduta de um indivíduo dentro da sociedade, e a punição que o mesmo irá receber. Nesse ínterim, vemos que um alto índice de crimes deve gerar igualmente um alto número de punições, estas que se não bem planejadas, irão resultar em uma série de desafios na logística do sistema carcerário. Desse modo, é certo que deve existir uma maior concisão no inquérito final de um crime para que haja uma punição adequada sem desordem na sua conclusão.
Outrossim, temos também um problema que se trata da desigualdade social, e que nos mostra uma debilidade existente em reconhecer ou admitir a devida punição a indivíduos com certos privilégios. Segundo Karl Marx, condições materialistas influenciam nas relações sociais, Max Weber apesar de pensar dessa forma, considera ainda que essas relações são influenciadas não só pela estrutura material, mas também por qualquer outro aspecto social. Ou seja, o sistema punitivo pode ser influenciado por essas condições e deixar impune crimes cometidos por indivíduos privilegiados dentro da sociedade, a exemplo da corrupção, onde o número de punições não corresponde ao de casos.
Concluímos então, que a falta de atenção nos processos punitivos, pode gerar graves consequências dentro dos cárceres, e aqui fora, com a impunidade. Portanto, é dever do Governo, através de um sistema de monitoramento rigoroso e um maior investimento nessa área, garantir efetivamente a punição inserida ao indivíduo, a fim de estabelecer uma segurança confiável e sem danos advindos de grupos criminosos em conflito. Além disso, a fiscalização dos trâmites de todos os crimes é importante para que não haja uma estratificação social na justiça brasileira e em seu sistema de punição.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.