Por ingridsilvaa
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#54619
Embora a Constituição de 1988 assegure à população brasileira o acesso à saúde de qualidade, é notável que, na atual realidade, essa garantia não é cumprida. Alguns dos fatores que resultam no acesso precário da população à saúde são, sem dúvidas, a superlotação dos leitos em hospitais e a crença de que saúde de qualidade só é obtida em rede privada.
É importante ressaltar, primeiramente, a demasiada concentração de médicos e profissionais da saúde nos grandes polos econômicos, de modo que, regiões mais afastadas, como o norte do país, viva uma situação de carência desses profissionais. Como comprovação a isso, evidencia-se os atuais acontecimentos na cidade de Manaus, onde há um número inferior de médicos e junto a isso, a insuficiência de materiais básicos hospitalares que resultou na falta de oxigênio para pacientes com o novo Corona Vírus.
Somado a isso, é relevante abordar o descaso do Governo com a infraestrutura das UBS's, UPA's e hospitais que funcionam em locais precários e, de certa forma, sub-humanos. Pode-se encontrar casos de falta de energia e geradores elétricos, de água, e, até mesmo, de medicamentos.
Desse modo, cabe ao Ministério da Saúde articular a distribuição regional de profissionais da saúde de uma forma mais igualitária, e, além disso, o aumento de leitos e a compra de medicamentos, por meio do aumento de verbas disponibilizadas à saúde, para assim melhorar a condição de vida dos dependentes do SUS e tornar o Brasil uma referência em saúde mundialmente.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Por ingridsilvaa
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#54638
@Felipe082 Se não for incômodo, poderia corrigir minha redação? Desde já, obrigada. :D
0
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Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#54875
Miniglossário
Desvio: problema de gramática ou de convenções de escrita.
Falha: problema de estrutura sintática.
Inadequação: problema de coesão.
Monobloco: redação constituída por um único parágrafo, configurando um bloco maciço de períodos sem qualquer organização paragráfica identificável.
Operadores argumentativos: elementos que são responsáveis pelo encadeamento dos enunciados, estruturando o texto e determinando a orientação argumentativa.
Parte embrionária: introdução, argumentação ou conclusão muito curta devido a sua pouca produção.
Sem direção: redação que apresenta informações, fatos e opiniões de forma caótica ou desconexa, isto é, um aglomerado de palavras, frases ou ideias que não se articulam entre si em defesa de um ponto de vista.
...
...
Correção da redação
Usuário(a): @ingridsilvaa

Tipo de correção:
(X) Detalhada
(X) Completa

Legenda:
desnecessário ou redundante
(elementos da proposta de intervenção)
erro correção
linguagem confusa
mandou bem
"melhorável"
(w): observação
repetição

Embora a Constituição de 1988 assegure à população brasileira o acesso à saúde de qualidade (1), é notável que, na atual realidade, essa garantia não é cumprida. Alguns dos fatores que resultam no acesso precário da população à saúde são, sem dúvidas, a superlotação dos leitos em hospitais e a crença de que saúde de qualidade só é obtida em rede privada (2). (3)
É importante ressaltar, primeiramente, a demasiada concentração de médicos e profissionais da saúde nos grandes polos econômicos, de modo que, regiões mais afastadas, como o norte Norte do país, viva vivem (4) uma situação de carência desses profissionais. Como comprovação a disso, evidenciam-se os atuais acontecimentos na cidade de Manaus, onde há um número inferior de médicos e, junto a isso, a insuficiência de materiais básicos hospitalares que resultou na falta de oxigênio para pacientes com o novo Corona Vírus coronavírus (5).
Somado a isso, é relevante abordar o descaso do Governo governo com a infraestrutura das UBS's, UPA's e hospitais que funcionam em locais precários e, de certa forma, sub-humanos. Pode-se encontrar casos de falta de energia e geradores elétricos, de água, e, até mesmo, de medicamentos (8).
Desse modo, cabe ao Ministério da Saúde (agente) articular a distribuição regional de profissionais da saúde de uma forma mais igualitária (ação), e, além disso, o aumento de leitos e a compra de medicamentos (ação), por meio do aumento de verbas disponibilizadas à saúde (meio), para assim melhorar a condição de vida dos dependentes do Sistema Único de Saúde SUS e tornar o Brasil uma referência em saúde mundialmente (finalidade) (9), em respeito à Constituição Federal (10).

Observações:
(1) Bom repertório.
(2) Muito bem! Antecipar os seus argumentos fortalece o projeto de texto.
(3) Introdução simples, mas boa.
(4) O verbo concorda com "regiões", núcleo do sujeito.
(5) Argumento consistente e repertório produtivo, parabéns!
(6) Sugiro que você conclua o parágrafo com um fechamento crítico.
(7) O correto é "governo", com inicial minúscula; já "Governo Federal começa com maiúsculas.
O Governo não se preocupa com a saúde dos brasileiros => ERRADO
O governo não se preocupa com a saúde dos brasileiros => CERTO
O governo federal não se preocupa com a saúde dos brasileiros => ERRADO
O Governo Federal não se preocupa com a saúde dos brasileiros => CERTO
O mesmo vale para outros órgãos.
A Prefeitura vacina a população => ERRADO
A prefeitura vacina a população => CERTO
A prefeitura de São Paulo vacina a população => ERRADO
A Prefeitura de São Paulo vacina a população => CERTO
(8) Argumento superficial. Faltou desenvolver e embasar mais.
(9) Faltou o detalhamento à sua proposta.
(10) De preferência, retome um repertório aqui.

Notas:
C1 - 160
Justificativa: bom domínio da norma padrão, com poucos desvios.
C2 - 200
Justificativa: há um repertório produtivo no D1.
C3 - 120
Justificativa: o D2 deixou bastante a desejar.
C4 - 160
Justificativa: boa articulação, com algumas repetições.
C5 - 160
Justificativa: proposta com quatro dos cinco elementos necessários.

Total - 800
Continue praticando!!! Conte comigo para melhorar!!!


Referências
Material de leitura dos corretores do ENEM: apostila-manual-de-leitura-dos-corretor ... 15107.html
Inicial das regiões brasileiras: shorturl.at/ijuIW
Iniciais de órgãos: shorturl.at/oxV37

...
Se puder, doe para o projeto, por favor: donation/index.html
Os usuários que contribuírem terão benefícios no meu sistema de correções.

...
Ei, que tal agora corrigir os textos de outras pessoas? Continue este ciclo!
Você pode consultar a tabela oficial dos corretores do ENEM no link abaixo:
apostila-manual-de-leitura-dos-corretor ... 15107.html
0
Por ingridsilvaa
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#54880
@Felipe082, muito obrigada msm salvou minha vida :D :D :D quando começar a receber vou tentar doar para o projeto (tentar pq não sei mexer direito nessas coisas de doação)
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Por Felipe082
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#54881
Imagina, @ingridsilvaa! Fico feliz por ter ajudado e agradeço por você estar pensando em doar! :D
Só preciso me retratar em um ponto da minha correção: na introdução, sugeri a substituição da palavra "precário" por "insuficiente". Erro meu! É melhor usar a palavra que está no tema mesmo. Eu fiz essa observação porque não tinha percebido que a própria proposta usava "precário", entendeu? Peço desculpa pelo equívoco!
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Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#54882
Materiais de apoio sugeridos para você:

Competência 1
Vírgula e outros sinais de pontuação (opcional): virgula-e-outros-sinais-de-pontuacao-c1-t15059.html

Competência 3
Projeto de texto: projeto-de-texto-c3-t15094.html
Exercícios sobre habilidades argumentativas (opcional): exercicios-sobre-habilidades-argumentat ... 28899.html
Lógica da argumentação (opcional): logica-da-argumentacao-c3-t15124.html

Competência 5
Proposta de intervenção (opcional): proposta-de-intervencao-c5-t15145.html

Bons estudos! ;)
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