Diante desse cenário, a desigualdade entre as condições monetárias dentro da sociedade, acaba se tornando um obstáculo na educação a distância, visto que nem todo aulista assim como professor, possui recursos para financiar internet e acessar as aulas, muito menos para adquirir os dispositivos tecnológicos que se devem utilizar para isso. Dessa forma, a comunicação se torna dificultosa, a relação entre educador e aluno é inexistente, acarretando a um baixo desenvolvimento e consequentemente uma ineficácia do ensino, já que se nem todos podem ter acesso, logo não pode ser julgado como de qualidade.
Além disso, a ignorância digital também é um dos fatores agravantes, pois, a falta de conhecimento no manuseio das plataformas digitais necessárias, gera um constrangimento e consequentemente uma falta de interesse em relação as aulas. Essa falta de afinidade é um problema, porque, esse é o meio de ligação entre o estudante e a unidade de ensino em questão. Se não houver um conhecimento sobre como utilizar, logo, faltará comunicação, prejudicando a performance e rendimento do aluno e também da escola, que será mal avaliada devido a essa baixa eficiência.
Portanto, cabe ao Estado, criar programas que garantam o acesso gratuito à internet para as aulas a distância, por meio de parcerias com empresas tecnológicas, para garantir o acesso de todo corpo educacional aos canais digitais.
Ademais, compete também ao ministério da educação juntamente com ao MCTIC (ministério da ciência, tecnologia, inovações e comunicações) , promover em escolas através de cursos gratuitos, o ensino dos conceitos essenciais do mundo tecnológico, a fim de amenizar o analfabetismo digital que é um dos grandes desafios do ensino a distância. Dessa maneira, a afirmação dada por Levy Pierre, poderá se dissipar ao poucos dentro do contexto educacional.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada