Nossa sociedade foi ensinada a desprezar o que não entendia ou julgava diferente, isso faz com que os números de pessoas com doenças mentais seja cada vez maior. Aproximadamente 4,6% da população mundial corresponde a pessoas com depressão, sendo o Brasil responsável por mais de 1,6% desse valor, se tornando o país mais depressivo da américa latina. Elas também são responsáveis pela maior parte dos suicídios do Brasil, os quais inúmeros poderiam ser evitados.
Além disso o atendimento psicológico e psiquiátrico do SUS ainda é muito precário e em alguns lugares até inexistentes. A carência de nossa sociedade não permite que essas pessoas possam pagar um tratamento particular ou até mesmo por falta de conhecimento não querem pagar pois fomos ensinados que essas doenças são frescuras e não merecem o investimento e com isso essa vem sendo uma grande causa de mortes e suicídios no país.
Portanto medidas de intervenção são necessárias para resolver essa situação. O Ministério da Saúde deve voltar o olhar para essa especialidade médica a tornando mais presente nas cidades, atender essas pessoas uma vez ao mês no mínimo e promover palestras sobre saúde mental nas escolas e em locais públicos para ser possível a construção de um novo ponto de vista da sociedade para com essas pessoas, afinal está no artigo 6º da constituição que todos devem ter direito a saúde. O conselho de psiquiatria juntamente com outros profissionais da saúde com algum financiamento do governo poderiam oferecer a atenção e cuidados necessários a cada uma dessas pessoas de nossa sociedade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 133
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 133
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 133
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.