Na alegoria da caverna, de Platão, os personagens passam a vida acorrentados em uma gruta, vivendo o medo em um lugar que os faz reféns, até que um deles é libertado e vive o conflito de sair ou permanecer ali. Certamente, se soubesse o caos dos dias de hoje, pensaria duas vezes. É essa a realidade de milhares de refugiados, que fogem do seu país e enfrentam, além dos riscos nas fronteiras, a xenofobia. Em tempo de constante intercâmbio de produtos, pessoas e informações, até quando isso vai acontecer?
Não raramente os meios de comunicação noticiam as tragédias com imigrantes nas travessias. Também nos centros urbanos de grandes e médias cidades, lá estão eles a implorar alimento e oportunidade. Como no êxodo rural, eles também são forçados a buscar espaço nas periferias e enfrentar o abandono social. A tudo isso, soma-se o preconceito, a tentar inferiorizar e ridicularizar seus costumes, crenças e origem, a negar o direito à dignidade e a uma vida melhor.
Em um mundo tão globalizado, no qual admira-se o slogan das distâncias que foram superadas, há o avesso. Impera a incoerência refletida em xenofobia. É a distância como sinônimo de indiferença e desigualdade, contrárias entre si, morfologicamente. É o ser acolhido bem enquanto turista, mas que é ameaça para a paz e a economia enquanto pobre e refugiado. A empatia, por vezes pregada, é aplicada com critério de procedência e processada de acordo com o capitalismo tóxico que rege o globo.
Em síntese, os emigrados vivem o medo na fuga e também na nova vida que assumem. Com isso, faz-se indispensável prover vida digna a eles, incentivando o respeito na prática. Tem-se que estimular, nas escolas, a valorização das diferentes culturas e origens. Aos governos cabe implementar políticas públicas de acolhimento, por meio de centros de moradia coletiva e cooperativa, aliando-se a organizações que já fazem o papel de oferecer oficinas e curso de idioma, para ajudar esses refugiados no período de estabelecimento. Afinal, somos todos habitantes de um mesmo planeta, marcado pela diversidade, suplicante pelo respeito.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.