Nesse contexto, é lícito destacar que o esporte precisa estar presente desde cedo na vida do indivíduo com o auxilio da educação esportiva no ambiente escolar. À luz dessa perspectivo, o filme "A cidade de Deus" retrata sobre uma comunidade corrompida pela violência onde muitas crianças deixaram de frequentar a escolar e, consequentemente, não recebem o incentivo da instituição de ensino para realizar exercícios físicos. Sendo assim, o conhecimento sobre os benefícios do esporte é distribuído de maneira desigual.
Ademais, vale postular que é fundamental se exercitar e saber conciliar isso com a rotina repleta de trabalho para obter melhor desenvolvimento físico e mental. A partir disso, de acordo com o escritor Augusto Cury - o homem joga fora a sua saúde para conseguir dinheiro, depois usa o dinheiro para reconquista-la- notando-se, assim, que abdicar da saúde para se dedicar mais ao trabalho é um problema que precisa ser resolvido.
Portanto, diante das questões supramencionadas, é essencial a criação de resoluções. Nesse âmbito, cabe ao Ministério da Saúde - responsável pela proteção e recuperação da saúde dos brasileiros- em parceria com o Ministério da educação ( MEC), incentivar a implantação da educação esportiva na vida da população por meio da disponibilização de ginásios para a realização do esporte e palestras que abordem temas sobre os benefícios de aderir à práticas mais saudáveis. Feito isso, a finalidade é evitar a obesidade e o sedentarismo de modo contrário ao que é mostrado no documentário "Muito além do peso".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 167
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 153
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.