Em primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater esta questão, principalmente entre as classes menos privilegiadas que por questões de sobrevivência muitos dos jovens e crianças tende a trabalhar cedo, fazendo com que larguem suas escolas ou não tenham tempo o suficiente para os estudos, apesar de ser crime no país, por necessidade ainda é um fator constante coletivamente. Todo esse fator alavanca o número de analfabetos e consequentemente de desempregos. Ademais, é fundamental apontar as crianças que têm a oportunidade de ler e escrever, porém acabam optando a não ir em seus colégios por questões de distanciamento de suas casas e falta de infraestrutura.
Adultos também fazem parte da classe de analfabetos, principalmente os idosos a qual não tiveram oportunidade quando criança, e por questões sociais estes indivíduos não sabem ler ou escrever ou apresentam dificuldades, fazendo com que sejam excluídos do resto da população, gerando falta de empregos para eles e agravando suas dificuldades econômicas e de vida, logo é o indispensável este cenário continue a perdurar.
Portanto a necessidade de resolverem os óbices que impedem este fator de ser erradicado traz problemas de inclusão social e falta de empregabilidade. Para isso cabe ao ministério da educação, desenvolver escolas que estejam aptas a receber alunos, com uma melhor estrutura, além de incentivá-los e ensiná-los de maneira educativa a ler e escrever, fazendo com que sejam capazes de se desenvolverem em sociedade. O governo federal também pode auxiliar na resolução desse problema, acabando com a desigualdade, por meio de auxílios, campanhas de aprendizagens gratuitas para adultos e idosos e oportunidades para os pais dos jovens que sua renda não sustenta completamente sua família. Jovens e crianças são o futuro da nação, adultos e idosos estão desenvolvendo o país. Lendo e escrevendo é o começo dessa evolução tornando um país mais competente.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada