Precipuamente, é fulcral pontuar que a problemática deriva da baixa atuação
dos setores governamentais. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o Estado é
responsável por garantir o bem-estar da população. Entretanto, é evidente que, no
Brasil, a universalização de tratamentos psiquiátricos ainda é uma quimera, visto
que as políticas públicas acerca da saúde mental são ineficientes, além de não
abrangerem regiões interioranas e periféricas - principalmente. Por conseguinte, o
que resulta desse descaso com essa parcela da população é um crescimento
contínuo de uma nação cada vez mais depressiva e uma perda econômica
considerável, já que de acordo com dados da OMS, a depressão é a maior causa de
afastamento de trabalho no mundo.
Outrossim, vale ressaltar a desinformação sobre doenças mentais como
impulsionador do problema. De acordo com o escritor George Orwell, a mídia
controla a massa. Sob essa óptica, as fontes de informação, no Brasil, não
promovem debates acerca da saúde mental e como ela é importante na sociedade
atual, consequentemente, fomentam o preconceito e rotulam os acometidos por
transtornos mentais como "frescos". Desse modo, o que provém dessa
desinformação é a banalização desses indivíduos, dificultando, assim, a interação
social e a luta pela vida e pela saúde humana.
Urge, portanto, medidas para resolver o impasse na pátria brasileira. Cabe,
então, ao Ministério da Saúde, por intermédio de programas de reabilitação
humanizada, ampliar o financiamento de tratamentos psiquiátricos, com foco em
zonas mais carentes e afastadas, a fim de garantir que os cidadãos doentes tenham
acompanhamento psicológico intensivo e possam ter suas vidas recuperadas
intrinsecamente. Ademais, em consonância com as universidades e a grande mídia,
por meio de campanhas e palestras, deve-se informar a população sobre saúde e
doenças mentais, com o fito de que estes estigmas sejam sanados na sociedade
brasileira. Assim, a concepção iluminista vingará.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.