Diante desse cenário, a irresponsabilidade estatal é uma causa latente do problema. Nesse sentido, esta situação ignora o Contrato Social, proposto pelo filósofo John Locke, em que o Estado deve assegurar ao indivíduo a manutenção e a segurança de seus direitos naturais. Nessa perspectiva, é inadmissível que o Estado negligencie seus investimentos ao setor de fiscalização, visto que impede a diminuição do trabalho infantil e, ainda, inviabiliza a execução de políticas públicas, que se comprometem a reduzir os efeitos negativos da evasão escolar, pois elas necessitam de capital para eficiência de seus objetivos. Dessa maneira, urge que o Estado revise atentamente a quantidade de capital investido no setor de fiscalização.
Outrossim, as disparidades sociais permitem a perpetuação do problema. Nesse contexto, dados divulgados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) revelam que, no ano de 2019, o Brasil ocupava a 8°posição na classificação de países com maior desigualdade de renda. Sob esse viés, é notório que, com a concentração exacerbada de recursos sob tutela de uma pequena parcela da população brasileira, a ampliação dos índices de trabalho infantil e evasão escolar mostra-se mais evidente no percentual mais pobre da população. Com isso, o acesso à educação torna-se um bem elitista.
Portanto, em razão da irresponsabilidade estatal e das disparidades sociais ,faz-se necessária uma intervenção. Desse modo, as Prefeituras devem aumentar a fiscalização do trabalho infantil e evasão escolar em suas cidades, por meio de maior destinação de verbas públicas ao setor de fiscalização, afim de que o direito das crianças em frequentar a escola não seja negligenciado. Além disso tal ação pode ainda contar com a distribuição de cartilhas que falem sobre o trabalho infantil é evasão escolar nos dias atuais. Dessa forma, o combate ao trabalho infantil e à evasão escolar no Brasil não será análogo à Lei da Inércia.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.