Por Erlane
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#54370
Em "Fahrenheit 451", Ray Bradbury retrata uma realidade onde foi instaurada uma cultura de combate ao pensamento crítico e individual. No livro, a função dos bombeiros é destruir livros, pois são  considerados prejudiciais aos cidadãos. O romance hipotético e autoritário revela as consequências da ausência de livros, importância da leitura e seu poder de transformação. Mas por que, em pleno século XXI, muitos indivíduos não se interessam pelo mundo literário já que tem somente benefícios? Nesse sentido, avaliaremos o que afasta o indivíduo de desfrutar da riqueza dos livros.

É inegável que a falta de tempo é um dos motivos que impulsiona o baixo índice de leitura anual, pois muitos brasileiros possuem uma rotina agitada. Porém, estamos no século XXI, no qual o consumo de filmes e séries vem crescendo cada vez mais e os jovens são os principais telespectadores( Fonte: TIC Domicílios 2019, pesquisa realizada pelo CETIC.BR). Nesse sentido, podemos avaliar que o principal problema não é o tempo mas sim a prioridade.
   Visto que a maioria das pessoas não prioriza uma boa leitura, questiona-se o porquê desse descaso. A resposta está no estímulo que o indivíduo recebe, pois a leitura raramente é incentivada em casa e quando incentivada na escola é mostrada na maioria das vezes como uma "obrigação". Com isso, o número de leitores irá cair cada vez mais, porque ler exige imaginação e interpretação e não apenas uma leitura automática. De fato, "uma leitura descuidada equivale a realizar um movimento mecânico qualquer, é como comer sem sentir fome - Remisson Aniceto".

    Diante disso, cabe ao Ministério da Educação promover que as escolas estimulem o hábito de ler para os indivíduos desde o primário. Tal iniciativa pode ser feita através de aulas que debatam de forma descontraída os livros e dinâmicas que prendam a atenção dos alunos, como por exemplo os "Círculos de Leitura". Dessa maneira, haverá uma geração rica em conhecimento e menos dependente dos entretenimentos virtuais.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Por Iss
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#54554
Teve a falta da retomada da tese na conclusão, a ausência de conectivos em algumas partes, aprimorar seus argumentos e sempre da uma tenção maior para ortografia :ugeek:
0
Por Erlane
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#54572
@is@Iss, Aconselho o mesmo. Mais atenção em relação a sua ortografia, tenha uma boa tarde! :ugeek:
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