É inegável que a falta de tempo é um dos motivos que impulsiona o baixo índice de leitura anual, pois muitos brasileiros possuem uma rotina agitada. Porém, estamos no século XXI, no qual o consumo de filmes e séries vem crescendo cada vez mais e os jovens são os principais telespectadores( Fonte: TIC Domicílios 2019, pesquisa realizada pelo CETIC.BR). Nesse sentido, podemos avaliar que o principal problema não é o tempo mas sim a prioridade.
Visto que a maioria das pessoas não prioriza uma boa leitura, questiona-se o porquê desse descaso. A resposta está no estímulo que o indivíduo recebe, pois a leitura raramente é incentivada em casa e quando incentivada na escola é mostrada na maioria das vezes como uma "obrigação". Com isso, o número de leitores irá cair cada vez mais, porque ler exige imaginação e interpretação e não apenas uma leitura automática. De fato, "uma leitura descuidada equivale a realizar um movimento mecânico qualquer, é como comer sem sentir fome - Remisson Aniceto".
Diante disso, cabe ao Ministério da Educação promover que as escolas estimulem o hábito de ler para os indivíduos desde o primário. Tal iniciativa pode ser feita através de aulas que debatam de forma descontraída os livros e dinâmicas que prendam a atenção dos alunos, como por exemplo os "Círculos de Leitura". Dessa maneira, haverá uma geração rica em conhecimento e menos dependente dos entretenimentos virtuais.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.