Por Matheusouza
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#54528
Segundo o SNIS(sistema nacional de informações sobre saneamento) apenas 46% do esgoto no Brasil passa por tratamento. Essa estatística revela a falta de saneamento básico que afeta a vida e a saúde de milhares de brasileiros.
O acesso a saneamento básico está intimamente ligado a qualidade de vida da população e a preservação do espaço urbano, pois, uma vez que o estado investe em coleta seletiva o número de pragas como ratos, pombos e baratas diminui drasticamente, o tratamento de águas e esgoto se desenrola em uma redução expressiva na ocorrência de doenças ligados a água ou a exposição prolongada a esgoto a céu aberto e a diminuição dos gastos com saúde.
No Brasil, por outro lado, grande parte da população não tem acesso a saneamento, o que desencadeiam em um elevado número de casos de doenças relacionadas a exposição a esgoto e a lixo, que, por sua vez, acarreta em gastos excessivos em hospitais, aumento na taxa de mortalidade, principalmente em periferias carentes e de difícil acesso a sistema de saúde e crescimento de casos de doenças relacionadas a pragas. Tal problema pode, inclusive, dificultar a mobilidade pública, pois em períodos de chuva são registradas diversos alagamento como produto da obstrução dos bueiros e do precário sistema de escoamento das cidades.
Do mais, tal problema pode ser facilmente solucionado com uma política pública rígida e com grandes investimento em saneamento, implementação de projetos de reciclagem e conscientização a população sobre os danos causados pelo descarte indevido de resíduos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 20

Você atingiu aproximadamente 10% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.

Por Iss
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#54534
Segundo o SNIS(sistema nacional deinformações sobre saneamento) {apenas 46% do esgoto no Brasil passa por tratamento}.# Essa estatística revela a falta de saneamento básico que afeta a vida e a saúde de milhares de brasileiros.#

●não fica legal no início de uma introdução colocar dados estatísticos. Ai você me pergunta, mais eu fiquei sabendo que podia? Pode Sim! meu amigo(a), mas no lugar certo e do jeito correto ● EX
As problemáticas a saúde pulbica e um problema decorrente a falta de: leitos ,medicações,verbas salariais dos profissionais entre outro. Cerca de um terço da população apresenta problemas a contra o atendimento da precário isso e um numero alarmante pois isso representa 5%da população.
Isso e um exemplo de como usar corretamente os dados estatisticos em uma introdução.ok? ;)


## Essa sua opinião (tese) ficou boa mas tem um porém você não finalizou a introdução com o objetivo de fazer o leitor a continuar a redação então na próxima ver se você leve a considerar esse ponto ok?

Teve-se a ausência de conectivo que provavelmente ja acabou tirando ponto na competência 4
__________________________________________

O acesso a saneamento básico está intimamente ligado a qualidade de vida da população e a preservação do espaço urbano(, pois,) uma vez que o estado investe em coleta seletiva o número de pragas como ratos, pombos e baratas diminui drasticamente, o tratamento de águas e esgoto se desenrola em uma redução expressiva na ocorrência de doenças ligados a água ou a exposição prolongada a esgoto a céu aberto e a diminuição dos gastos com saúde.


Esse parágrafo do desenvolvimento ta mais ou menos. Precisa de uma melhoria nos seus argumentos POR FAVOR ESTUDE SOBRE CONECTIVOSSSSS SEM ELES SUA REDAÇAO VAI PARA NA NOTA BAIXA So encontrei um
Nao esqueça da regra de 25 palavras no máximo para vírgulas senão a sua competência 1 vai abaixar a nota drasticamente
__________________________________________


# No Brasil, por outro lado#, grande parte da população não tem acesso a saneamento, o que desencadeiam em um elevado número de casos de doenças relacionadas a exposição a esgoto e a lixo, que, por sua vez, acarreta em gastos excessivos em hospitais, aumento na taxa de mortalidade, principalmente em periferias carentes e de difícil acesso a sistema de saúde e crescimento de casos de doenças relacionadas a pragas. Tal problema pode, inclusive, dificultar a mobilidade pública, pois em períodos de chuva são registradas diversos alagamento como produto da obstrução dos bueiros e do precário sistema de escoamento das cidades.

##No Brasil,por outro lado,
porque fizestes isso em sam consciência . Tu no 1 parágrafo do desenvolvimento apresentou outros países para fazer essa citação?
Nesse paragrafo e so isso que eu sentir de te dizer

__________________________________________

* Do mais*, tal problema pode ser facilmente solucionado com uma política pública rígida e com grandes investimento em saneamento, implementação de projetos de reciclagem e conscientização a população sobre os danos causados pelo descarte indevido de resíduos.


Chegamos na sua proposta de intervenção!😍
Esse *Do mais* não ficou legal voce poderia subistituilo por Dessa forma, portanto, diante dos fatos supracitados e entre outos conectivo que mais se adequar com o início da conclusão

Faltou na conclusão:
● o agente
●o detalhamento
●e a finalidade
Eu so pude encontrar ação nela.
__________________________________________te juro que eu fiz o meu melhor mais você precisa de mais aulas sobre redação ok? Me perdoe se eu fiz uma correção muito bruta, mas no enem eles nao te perdoa.
0
Por Matheusouza
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#54542
Obrigado por detalhar tão bem meu erros, farei meu melhor para que em uma futura redação seja merecedor de uma nota superior a 900😅
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
2 Respostas 
160 Exibições
por Jeoolivei
0 Respostas 
114 Exibições
por Voutotalizar
0 Respostas 
107 Exibições
por pisapbelle
0 Respostas 
79 Exibições
por byrailan
7 Respostas 
259 Exibições
por Katsmoking
6 Respostas 
229 Exibições
por Natanael123
1 Respostas 
91 Exibições
por Pxvesq
Saneamento básico no Brasil
por lcsleo    - In: Outros temas
1 Respostas 
69 Exibições
por OlrenBeat
10 Respostas 
517 Exibições
por brunobonetti
3 Respostas 
140 Exibições
por szafanb0y
Enem 2018

Sabemos que a maior parte das redes sociais &eacut[…]

Na constituição federal de 1988, doc[…]

Aceita por ser perfeita

No contexto do século XXI, é not&oac[…]

lais458 Deivison claaires Felpz Maxy fl[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM