Na série "Os Simpsons", Marge bebe um chá oferecido por um estranho que, segundo ele, era um calmante. Entretanto, após a ingestão ela começa a sofrer fortes alucinações que põe em risco sua vida. Fora da ficção, é comum a automedicação na sociedade brasileira, visto que as pessoas são influenciadas por amigos, familiares, redes sociais e programas de tevê. Contudo, tal prática pode ser fatal principalmente quando não se tem conhecimento do medicamento. Sendo assim, faz-se necessário discutir essa problemática.
É preciso considerar, em primeiro plano, as causas da automedicação entre os brasileiros. Dor de cabeça, náusea, dor de estomago e gripe estão entre as principais doenças do dia a dia e como são comuns seu tratamento muitas vezes é feito sem a consulta médica com remédios recomendados pela mídia. Prova disso, é que conforme o Conselho Federal de Farmácia, em uma matéria de 2019, publicada pelo site G1, 77% dos brasileiros se automedicam. Demonstra-se assim a gravidade da situação.
Outrossim, as consequências desse infortuno podem variar muito de pessoa para pessoa, dado que o que é benéfico para um pode ser prejudicial para o outro. Infelizmente, as pessoas não entendem que cada indivíduo é diferente do outro e que a recomendação de remédios sem prescrição médica pode ser fatal. Consequentemente, o Ministério da saúde emite diversos alertas para a população e mesmo assim há uma ineficácia na tentativa de conscientização.
À vista disso, medidas são necessárias para resolver o impasse. Com isso, cabe ao Ministério da Saúde e da Educação a realização de palestras nas escolas além de proibir a venda de todos os medicamentos sem receita médica. Essas ações devem ser feitas respectivamente com o uso de profissionais da saúde e com a criação de leis visando alertar a sociedade sobre os perigos da automedicação revelando as consequências um "chá calmante".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.