O acesso a saneamento básico está intimamente ligado a qualidade de vida da população e a preservação do espaço urbano, pois, uma vez que o estado investe em coleta seletiva o número de pragas como ratos, pombos e baratas diminui drasticamente, o tratamento de águas e esgoto se desenrola em uma redução expressiva na ocorrência de doenças ligados a água ou a exposição prolongada a esgoto a céu aberto e a diminuição dos gastos com saúde.
No Brasil, por outro lado, grande parte da população não tem acesso a saneamento, o que desencadeiam em um elevado número de casos de doenças relacionadas a exposição a esgoto e a lixo, que, por sua vez, acarreta em gastos excessivos em hospitais, aumento na taxa de mortalidade, principalmente em periferias carentes e de difícil acesso a sistema de saúde e crescimento de casos de doenças relacionadas a pragas. Tal problema pode, inclusive, dificultar a mobilidade pública, pois em períodos de chuva são registradas diversos alagamento como produto da obstrução dos bueiros e do precário sistema de escoamento das cidades.
Do mais, tal problema pode ser facilmente solucionado com uma política pública rígida e com grandes investimento em saneamento, implementação de projetos de reciclagem e conscientização a população sobre os danos causados pelo descarte indevido de resíduos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 20
Você atingiu aproximadamente 10% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.