Por garros
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#54518
A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6° direito a saúde como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a falta de apoio e recursos para tratar a depressão.
Em primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais focadas na saúde mental. Nesse sentido, o grande problema está no sistema que cobra demais de indivíduos doentes, sem dar o mínimo de apoio ou simplesmente excluindo aqueles que se já não são produtivos da sociedade. Ademais, é fundamental apontar a falta de conhecimento um agravante do problema no Brasil. Mais da metade dos brasileiros ainda tem a percepção de que a depressão é uma "dor na alma" ou "estado de espírito", o que leva a muitos a não procurar tratamento. Além dos preconceitos relacionados a doença e a pressão social que força o cidadão a ser ou parecer forte.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso é imprescindível que a Organização Mundial da Saúde conscientize cada vez mais as pessoas , com palestras em escolas e locais de trabalho. Também que haja um profissional voltado a saúde mental em cada um desses ambientes.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 20

Você atingiu aproximadamente 10% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. A redação, neste nível, é elaborada com estruturas linguísticas rudimentares, que, embora se configure minimamente como um texto, apresenta graves problemas de pontuação, de grafia e de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante não articula as partes do texto ou as articula de forma precária e/ou inadequada, apresentando graves e frequentes desvios de coesão textual. Na redação enquadrada neste nível, há sérios problemas na articulação das ideias e na utilização de recursos coesivos: frases fragmentadas; frase sem oração principal; períodos muito longos sem o emprego dos conectores adequados; repetição desnecessária de palavras; não utilização de elementos que se refiram a termos que apareceram anteriormente no texto.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
84 Exibições
por Wagner1229
Suicídio e Depressão entre os jovens.
por mayre    - In: Outros temas
0 Respostas 
79 Exibições
por mayre
O combate da depressão na sociedade
por Bela2030    - In: Outros temas
0 Respostas 
53 Exibições
por Bela2030
0 Respostas 
168 Exibições
por najulhia5
3 Respostas 
212 Exibições
por najulhia5
O combate à depressão na sociedade
por Gustax7    - In: Outros temas
4 Respostas 
367 Exibições
por Mylike
0 Respostas 
66 Exibições
por Cristiane38
Depressão pelo mau uso das redes sociais
por Karol03    - In: Outros temas
0 Respostas 
69 Exibições
por Karol03
0 Respostas 
306 Exibições
por linsley
Combate à depressão na sociedade brasileira
por analuiszx    - In: Outros temas
0 Respostas 
84 Exibições
por analuiszx
desafios da pessoa com deficiencia

De acordo com o artigo 3º, inciso IV da Const[…]

Maxy TavioCorteze lais458 Hyque Sabin[…]

A escritora norte-americana Helen Keller, é[…]

  Nesta incerteza sobre sua natureza, Roman s[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM