Em primeiro plano, o tratamento de esgoto precário e a poluição causada através da indústria e agricultura são as principais ameaças à qualidade da água no Brasil. Nota-se que uma quantidade considerável de corpos d'água apresenta as características originais comprometidas, mas os números tendem a aumentar drasticamente em áreas urbanas. Segundo levantamento da Organização SOS Mata Atlântica, dentre os 96 rios, lagos e córregos avaliados em sete estados brasileiros, a água é classificada como ruim ou péssima em quase 40 destes. A pesquisa revela a gravidade da situação que se expande, especialmente, em áreas urbanizadas.
Ademais, quando encontrada em boa qualidade, a água contribui de diversas formas para a manutenção da vida humana e animal. A Constituição Federal de 1988 - documento jurídico mais importante do país - prevê em seu artigo 6° o direito à saúde, bem como ao lazer, como inerente a todo cidadão brasileiro. Porém, a existência comprovada de uma grande quantidade de rios considerados ruins ou até mesmo péssimos é um sério risco para a sociedade, que deveria utilizar a água desses locais para o seu benefício. Além disso, faz-se pequena a probabilidade de haver animais capazes de sobreviver diante de tais condições.
Há de se buscar, portanto, alternativas para garantir a boa qualidade da água no Brasil. O Poder Público deverá disponibilizar maiores investimentos à preservação e proteção de ambientes que possuem corpos d'água, além de se unir às redes sociais, como Instagram, Facebook e Twitter, com a finalidade de promover a conscientização a respeito do uso correto da água. Isso deverá ser feito através de campanhas e debates que visarão também a melhora do tratamento de esgoto e a diminuição da poluição. Assim, será possível acabar com o pensamento nascido na chegada da colonização e fazer com que a água, apesar de ser finita, seja transmitida às próximas gerações com ótima qualidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.