é um prodema não só local mas global. Dentre ou-
trosores destaca-se um grave problema de
saúde publica e um sistema de rustica de ficiente,
qual se ve quase que impossibilitado de agir
por seus meios técnicos e também por não existir
uma forma eficaz de reprimir o comércio delas
Certamente o uso dessas drogas pode in fluenciar
no trabalho, prejudicar a saúde comprometer as re..
lações com familiares e amigos. Segundo relatório do
Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime -
de 2015- estima-se que 246 milhões de pessoas, pouco
mais do que 5% da população mundial. com idade
entre 15 e 64 anos, tenha usado drogas ilícitas em 2013-
Ademais, destaca-se o en fraquecimento do Estado
no que se refere à investigação produção de
provas e processo de criminosos. Acrescenta-se tam-
bém um grave problema, pois de acordo com
o Conselho Nacional de Justiça (CN)), o Brasil
possui a quarta maior população carcerária do
mundo, dessa forma, percebe- se a ineficácia do Es-
tado e do mundo todo no que se refere às poli-
ticas antidrogas. São necessárias politicas públicas
que permitam maiores acessos a educação, em
prego e renda. Ademais, são indispensáveis
investimentos nas áreas de segurança, como no-
vos presídios, novas tecnologias para o trabalho
das policias e uma reforma nas leis antidrogas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.