Por MClara3
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#54456
No episódio "Queda Livre", da premiada série "Black Mirror", a personagem principal vive em uma realidade em que as pessoas são avaliadas constantemente por meio de aparelhos e suas vidas são expostas a todos de modo maléfico. Isto não é muito diferente do sistema de avaliação de alguns aplicativos, como o Uber.
Segundo o Estadão, tal distopia poderia, de certa forma, ter sido cogitada pela China em 2018, um sistema de pontuação avaliaria os cidadãos por um algoritmo. Esta notícia trouxe à tona a discussão entre os limites do público e o privado.
Se por um lado as pessoas podem ter acesso às informações diversas, o que ajudaria no trabalho ou escola, por outro essas informações poderiam ser usadas por criminosos.
Portanto, cabe ao Estado investir em sites como o SaferNet, que é um projeto que denuncia a prática de crimes na Internet, para assim tornar a vida em rede mais segura e assim se distanciar da realidade de "Black Mirror".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#54480
Oi, @MClara3, tudo bem? Se quiser que eu corrija sua redação, me avise.
0
Por MClara3
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#54491
Felipe082 escreveu:Oi, @MClara3, tudo bem? Se quiser que eu corrija sua redação, me avise.
Eu gostaria sim, por favor. ^^
0
Avatar do usuário
Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#54524
Miniglossário
Desvio: problema de gramática ou de convenções de escrita.
Falha: problema de estrutura sintática.
Inadequação: problema de coesão.
Monobloco: redação constituída por um único parágrafo, configurando um bloco maciço de períodos sem qualquer organização paragráfica identificável.
Operadores argumentativos: elementos que são responsáveis pelo encadeamento dos enunciados, estruturando o texto e determinando a orientação argumentativa.
Parte embrionária: introdução, argumentação ou conclusão muito curta devido a sua pouca produção.
Sem direção: redação que apresenta informações, fatos e opiniões de forma caótica ou desconexa, isto é, um aglomerado de palavras, frases ou ideias que não se articulam entre si em defesa de um ponto de vista.
...
...
Correção da redação
Usuário(a): @MClara3

Tipo de correção:
(X) Detalhada
(X) Completa

Legenda:
desnecessário ou redundante
(elementos da proposta de intervenção)
erro correção
linguagem confusa
mandou bem
"melhorável"
(w): observação
repetição

No episódio "Queda Livre", da premiada série "Black Mirror", a personagem principal vive em uma realidade em que as pessoas são avaliadas constantemente por meio de aparelhos, e suas vidas são expostas a todos de modo maléfico (1). Isto Isso não é muito diferente do sistema de avaliação de alguns aplicativos, como o a Uber (2). (3)
Segundo o Estadão, tal distopia poderia, de certa forma, ter sido cogitada pela China em 2018, (4) um sistema de pontuação avaliaria os cidadãos por um algoritmo. Esta Essa notícia trouxe à tona a discussão entre sobre os limites do entre público e o privado. (4)
Se por um lado as pessoas podem ter acesso às a informações diversas, o que ajudaria no trabalho ou na escola, por outro essas informações poderiam (5) ser usadas por criminosos. (6)
Portanto, cabe ao Estado (agente) investir em sites como o SaferNet (ação), que é um projeto que denuncia a prática de crimes na Internet internet (detalhamento), para assim tornar a vida em rede mais segura (finalidade) e assim se distanciar distanciar-se da realidade de "Black Mirror" (7). (8)

Observações:
(1) Ótimo repertório!
(2) É uma boa comparação, mas sugiro que, antes de fazê-la, você realize uma contextualização mais geral. Por exemplo: "Fora da ficção, o mundo contemporâneo também é marcado pela criação de tecnologias - como o sistema de avaliação da Uber e de outros aplicativos - que colocam em debate os limites entre o público e o privado".
(3) Não há uma tese explícita - isto é, um resumo do seu ponto de vista. Além disso, note que você não citou as palavras-chave do tema: "viver em rede" e "limites entre público e privado".
(4) Faltou coesão aqui.
(5) Parágrafo totalmente expositivo, ou seja, você apenas expôs informações, sem argumentar. Você fez uma espécie de contextualização que deveria ter aparecido no primeiro parágrafo (introdução). Siga esta estrutura:
Introdução => contextualização (apresentação do tema) + tese (resumo do seu ponto de vista)
Desenvolvimento 1 => argumento 1
De preferência, divida seu D1 em tópico-frasal (apresentação da ideia central), comprovação (embasamento da ideia central), aprofundamento (desenvolvimento mais aprofundado do argumento) e fechamento (conclusão do raciocínio)
Desenvolvimento 2 => argumento 2
A mesma divisão do D1 é recomendada para o D2.
Conclusão => retomada da tese + proposta de intervenção (com ação, agente, meio, finalidade e detalhamento) e fechamento
(5) Não mude o tempo verbal dessa forma.
(6) Novamente, a exposição se sobressaiu em relação à argumentação.
(7) Excelente retomada de repertório! Parabéns!
(8) Faltou o meio.

Notas:
C1 - 120
Justificativa: há alguns desvios gramaticais.
C2 - 80
Justificativa: a estrutura introdução, desenvolvimento e conclusão não foi seguida adequadamente. Te parabenizo, porém, pelo bom repertório (Black Mirror).
C3 - 80
Justificativa: há um excesso de exposição que compromete a argumentação.
C4 - 160
Justificativa: boa articulação, com poucas inadequações.
C5 - 160
Justificativa: proposta com somente quatro dos cinco elementos necessários.

Total - 600
Continue praticando!!! Conte comigo para melhorar!!!

Referências
Material de leitura dos corretores do ENEM: apostila-manual-de-leitura-dos-corretor ... 15107.html
essa x esta: https://duvidas.dicio.com.br/essa-ou-esta/

...
Se puder, doe para o projeto, por favor: donation/index.html
Os usuários que contribuírem terão benefícios no meu sistema de correções.
0
Por MClara3
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#54535
@Felipe082,
Muito obrigada, Felipe, pela sua correção, me ajudou bastante. Vou buscar melhorar e treinar mais. :D
0
Por Iss
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#54536
Ei q essa pessoa e dificil para corrigir minhas :( :( :(
Felipe082 escreveu:M
0
Avatar do usuário
Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#54545
MClara3 escreveu:@Felipe082,
Muito obrigada, Felipe, pela sua correção, me ajudou bastante. Vou buscar melhorar e treinar mais. :D
Imagina! Fico feliz por ter ajudado! :D
0
Avatar do usuário
Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#54547
Ei q essa pessoa e dificil para corrigir minhas :( :( :(
Felipe082 escreveu:M
Oi, @Iss, tudo bem? Peço desculpa, mas não entendi o que você quis dizer.
0
Por Iss
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#54553
Kkk perdoe - me
Por minha ortografia péssima e pq eu tenho uma imensa vontade de q você corriga uma redação minha para me realmente ver como eu estou pois parece q e so eu e você q explicamos os erros e eu tenho muitos; mais entendo um pouco do negócio kkk
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
2 Respostas 
251 Exibições
por OlrenBeat
5 Respostas 
246 Exibições
por SofiaManu
0 Respostas 
89 Exibições
por Miks19
0 Respostas 
117 Exibições
por 6749391038
0 Respostas 
31 Exibições
por jhensuel
0 Respostas 
86 Exibições
por nandaramalho
0 Respostas 
58 Exibições
por Erick1723
0 Respostas 
22 Exibições
por Kakahuuu668
0 Respostas 
160 Exibições
por mklaraaa
3 Respostas 
867 Exibições
por Lourencogom

O texto precisa ter uma sequência na aprese[…]

A transparência pública se tornou um […]

Durante o ano de 2023, devido ao aumento de assalt[…]

“O maior erro que um homem pode cometer &eac[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM