Por Eloy1000
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A segurança pública é uma das principais áreas de serviço público, pois garante paz e qualidade de vida aos cidadãos. Nesse sentido, faz-se necessário analisar a realidade da segurança pública, quais são as melhores ações para garantir a segurança à população e o que a Polícia Federal (PF) pode realizar dentro de suas competências para proteger a sociedade.
De início, é importante destacar que a realidade da segurança pública no Brasil apresenta diversas falhas. Nesse sentido, a infraestrutura dos órgãos de segurança não é boa e carece de mais investimentos em tecnologias, principalmente para fomentar investigações. Outrossim, os presídios estão superlotados e não conseguem ressocializar os detentos.
Nesse contexto de crise, há a discussão se a flexibilização do porte de armas melhora a segurança dos cidadãos. De acordo com pesquisas acadêmicas, a exemplo do "Atlas da Violência" , fica notório que o acesso facilitado às armas aumenta a criminalidade: mais armas circulando na sociedade contribui para que brigas banais terminem em mortes. Alem disso, segundo dados da PF, cerca de 30% das armas apreendidas tem sua origem no mercado legal.
Por fim, a PF pode contribuir com uma segurança mais qualitativa através de suas diversas operações de fiscalização e de campanhas educativas. Essas ações contribuem para a defesa dos direitos fundamentais e coletivos, bem como para uma sociedade mais pacífica e protegida.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 60

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 60

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. O texto não defende ponto de vista a respeito do tema proposto e/ou apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema, superficiais ou incoerentes.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante não articula as partes do texto ou as articula de forma precária e/ou inadequada, apresentando graves e frequentes desvios de coesão textual. Na redação enquadrada neste nível, há sérios problemas na articulação das ideias e na utilização de recursos coesivos: frases fragmentadas; frase sem oração principal; períodos muito longos sem o emprego dos conectores adequados; repetição desnecessária de palavras; não utilização de elementos que se refiram a termos que apareceram anteriormente no texto.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.

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